TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anahnhuera

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/12/NBC_TP_01.pdf

METODOLOGIA USADA EM PERÍCIA CONTÁBIL

        A metodologia empregada dependerá sempre do objeto que será examinado, ou seja, o curso do trabalho pericial será delineado de acordo com a matéria que se tem a examinar. Assim, se a matéria é parcial, limitada, examina-se o todo do objeto, se a matéria é muito ampla, sem possibilidades de proceder ao exame de seu todo, emprega-se o método de amostragem. Entretanto, este critério deve ser tido como excepcional.O método da perícia é o analítico, de maior abrangência, porém com especificidade de escopo. Por essa razão é necessário que: O objeto seja bem identificado; O trabalho seja delineado de forma competente; A execução deve ser baseada em evidências inequívocas, plenas e totalmente confiáveis; A conclusão deve ser enunciada somente com absoluta segurança e com muita cautela; O laudo ou parecer deve ser lavrado de forma clara, precisa e inequívoca.

 QUALIDADES E RESPONSABILIDADES DE UM PERITO

        A origem do termo perito vem do latim “Peritu” significa aquele que entende, conhece profundamente, que sabe pôr experiência; em inglês derivou para expert e em francês para expertise. De acordo a etimologia da palavra “Peritus”, significa: “que sabe por experiência,que tem prática”. Ou seja é toda pessoa que, por seu reconhecido saber (técnico ou científico),ou por ter titularidade acadêmica específica em determinado tema, se constitui em expert  sobre o mesmo, após a prática comprovada.Perito é o profissional que deve possui conhecimentos técnicos aprimoramento, especializado e aperfeiçoado em sua área de atuação como pessoa, deve ser íntegro e ter virtudes como: honestidade, personalidade,imparcialidade, equilíbrio emocional, independência e autonomia funcional, e sobretudo,obediência irrestrita e incondicional aos princípios da ética e da moral.

RISCOS NA PERÍCIA

        Os serviços contábeis, como qualquer outro, têm suas margens de risco; na perícia, porém, o risco tem um maior significado, pois pode induzir a uma opinião errônea, produzindo uma falsa prova, com lesão ao direito de terceiros. O perito deve ser cauteloso, pois não pode errar, e para isso deve tomar certas precauções em relação aos seguintes fatores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com