TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise pelo metodo dupont

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

Analise pelo método Dupont  termômetro de insolvência

Analise da  rentabilidade pelo giro e margem

  • Giro do ativo

É um indicador muito utilizado no mundo capitalista é a taxa de retorno sobre o investimento,onde o lucro é o sustento do mundo capitalista e a sobrevivência das entidades .a lucratividade da companhia se da pelo giro, que é a medida de giro dos ativos da empresa, e seu resultado é conhecido pela formula.

                           Vendas liquidas\ ativo total

No ativo se encontra todo o patrimônio da empresa como bens e direitos. portanto  quando analisamos o ativo em comparação com as vendas geradas, podemos afirma que as receitas são o resultados da utilização dos bens do ativo.tudo se encontra contabilizado nas contas do ativo, assim podemos entender que o calculo do giro do ativo será a medida de  eficiência da entidade.

  • Margem de lucro

Uma forma de identificar a rentabilidade de uma empresa é pela analise de sua margem de lucro. É uma forma de identificar  quanto cada produto deixou de margem para a empresa e saber quanto de lucro foi incluso no preço de venda dos produtos.

  • Analise do giro e margem

A analise da rentabilidade pelo método Dupont cruza as duas formulas,identificando o retorno do ativo, oui seja, verificando a rentabilidade do ativo utilizando a margem e o giro

                         Taxa de retorno=giro do ativo\ margem de lucro

Conceito do  método Dupont

O principal conceito do método Dupont é demonstrar a eficiência no uso dos ativos da empresa.falando em eficiência das contas do patrimônio total, deve excluir para efeito de calculo, os valores que compõem os custos dos produtos e despesas.Digamos que devemos usar as receitas de vendas divididas pelo ativo liquido.

 Ativo liquido= ativo total – passivo operacional

Termômetro de insolência

Neste método utiliza-se vários indicadores como os de liquidez e endividamento, procurando saberá situação da empresa, se é solvente ou caminha para a falência.

                           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com