TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada de Analise Estatistica

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE ESTRUTURADA – PARTE I

Resolução de Exercícios para fixação do conteúdo da disciplina – 10 horas

  1. Defina o que é administração?

R: Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as consequências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

  1. Qual é a origem do termo estatística?

R: O termo “estatística surge da expressão em latim statisticum collegium palestra sobre os assuntos do estado, de onde surgiu a palavra em língua italiana statista, que significa "homem de estado", ou político, e a palavra alemã Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. A palavra foi proposta pela primeira vez no século XVII, em latim, por Schmeitzel na Universidade de Jena e adotada pelo acadêmico alemão Godofredo Achenwall. Aparece como vocabulário na Enciclopédia Britânica em 1797, e adquiriu um significado de coleta e classificação de dados, no início do século XIX.

  1. Por que a estatística é importante?

R: A Estatística é importante porque nos permite entender e lidar com a noção de variabilidade. É através dela que podemos fazer uma pesquisa estudando somente alguns elementos ao invés de toda população, assim podemos economizar tempo e o custo será menor.

  1.  Diferencie população e amostra?

R: População é um conjunto de indivíduos ou objetos com que apresentam pelo menos uma característica em comum. – Amostra é uma parte representativa da população.

  1. Por que é mais barato coletar dados através de amostras?

R: Porque quando estudamos uma amostra pegamos parte dos elementos de uma população. Isso claramente indicará um custo menor, pois a amostra é um subconjunto do conjunto da população.

  1. Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração):

R: Um auditor que verifica os livros de uma entidade para constatar se os lançamentos foram feitos de forma correta e refletem fielmente a situação da empresa. Ele não irá verificar todos os documentos do arquivo da empresa, o auditor escolherá alguns documentos aleatoriamente (amostra), então poderá tirar suas conclusões a respeito de todos os funcionários da empresa (população).

  1.  Quais são os requisitos de uma amostra?

R: Selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada.

  1. Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?

R: As amostras podem ser classificadas em infinitamente fina, para a qual a intensidade da linha característica do elemento i é função somente de sua concentração, podendo-se desprezar o efeito de absorção; infinitamente espessa, para a qual a intensidade da linha depende não somente de sua concentração, mas também da concentração de todos os elementos que a compõem, devendo-se considerar o efeito de absorção, e intermediária, situando-se entre as duas categorias anteriores.

  1. Cite quais são as áreas da estatística?

R: Estatística descritiva e amostragem, estatística inferencial e a probabilística.

  1. Explique cada uma das áreas da estatística?

R: Estatística descritiva e amostragem é a área da estatística que coleta, organiza, apresenta, analisa e sintetiza os dados numéricos de uma população, ou amostra; a estatística inferencial é o processo que se obtém as informações sobre uma população a partir de resultados observados na amostra e a probabilística que explica através de modelos matemáticos os fenômenos estudados pela estatística em condições normais de experimentação.

  1. Por que a pesquisa mercadológica é importante para uma organização?

R: É da pesquisa mercadológica que as empresas com o devido cuidado avaliam suas oportunidades e decidem qual o mercado mais favorável, também é através desta que se pode determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com