TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas Contabilidade Geral

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

        

[pic 1]

Atividades Práticas Supervisionadas

Contabilidade Geral

Bauru-SP

2015

                                             

Nome: Bruna Roberta Valentin da Silva                             RA: 3251570697

Nome: Rogerio Alessandro Dario                                   RA: 8223947829

Nome: Paulo Henrique Martines                                           RA: 1587938360

Nome: Mauro Barros Feitosa                                                       RA: 7448666825  

Dissertação apresentada à Disciplina de Contabilidade, como parte das exigências do Programa de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS), para obtenção de nota parcial referente ao Relatório Exigido.

Professor Vitor Gomes.  

ETAPA 02.

Aula-tema: Atos e Fatos Contábeis e a Técnica da Contabilidade por Balanços Sucessivos.

Função da Contabilidade

Contabilidade é um sistema de informação sobre registro e informação nos fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio sobre uma entidade. Podemos resumir em Ato e Fatos:

Contábeis: Que significa os lançamentos financeiros.

Predicativos: Que vem do passado que auxilia prever o faturo.

Não contábeis: Fatos não contábeis relevantes fazem parte da N.E (nota explicativa).

Tratamento e Registro: Transações que são registradas nas contas, através de lançamentos de débitos e créditos.

Relatórios que são uteis para a tomada de decisão da entidade.

Na Contabilidade é necessário fazer a classificação das contas para se mensurar o patrimônio de uma empresa. A conta é um título que identifica um elemento patrimonial com características semelhantes (bens, direitos, patrimônio liquido e obrigações). É através das contas que todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na entidade são registrados pela contabilidade, como por exemplo, compras, vendas, pagamentos e recebimentos. As contas patrimoniais dividem-se em Ativo e Passivo.

Conta do Ativo:

Compreende o conjunto de bens da organização, possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro. É a parte positiva do patrimônio e onde é possível verificar a finalidade dos recursos aplicados, representa também os benefícios presentes e futuros para a empresa.

As contas do Ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez, ou seja, são classificadas de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro. São também recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem, no futuro, benefícios econômicos para a empresa.  

O Ativo se divide em: Ativo Circulante, Realizável a Longo Prazo e Permanente.

Ativo Circulante

Agrupa todo o dinheiro e tudo o que será transformado nele rapidamente, são contas que estão constantemente em giro, movimento, circulação.

Nesse grupo são registrados os bens e direitos que a empresa consegue realizar em dinheiro até o final do exercício seguinte, isto é, no curto prazo. Esse conjunto é composto por:

- Disponibilidades: valores em caixa, bancos e aplicações financeiras, bem como os depósitos bancários a vista (cheques e transferências que serão realizadas em curto prazo).

- Créditos: são os direitos que a empresa tem a receber, como duplicatas, títulos a receber, juros a receber, adiantamento a fornecedores e etc.

- Estoques: mercadorias que a empresa possui e que serão revendidas (estoque de produtos acabados, estoque de mercadorias para revenda, estoque de produtos em elaboração, estoque de matéria-prima, estoque de materiais e estoque de mercadorias em trânsito).

- Demais créditos: são contas que não se enquadram nas anteriores, mas que são de curto prazo, como por exemplo, todos os impostos a recuperar (ICMS, PIS, COFINS, IPI e etc.) e também os aluguéis ativos a receber e adiantamentos a terceiros e a funcionários.

- Despesas Antecipadas: aluguéis passivos a vencer ou apropriar, prêmios de seguros a vencer ou a apropriar, assinaturas e anuidades a apropriar, antecipação de comissões e prêmios, juros passivos a vencer e etc.

Ativo não Circulante

É composto por direitos que serão transformados em dinheiro após o final do exercício seguinte (longo prazo), assim como bens de uso (veículos, máquinas) e de renda da empresa (aluguéis, imóveis para venda). Dessa forma, pode-se entender que Ativo Não Circulante é formado por todos os bens de natureza duradoura destinada ao funcionamento normal da organização.

O Ativo Não Circulante é composto pelo grupo de Realizável a Longo Prazo e permanente.

Relalizável a Longo Prazo: são contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo. Também estão nesse grupo as contas de direitos sem prazo de vencimento. Fazem parte desse grupo: aplicações financeiras, depósitos bancários de longo prazo, duplicatas a receber no longo prazo, empréstimo compulsório, despesas antecipadas de longo prazo e outras contas de longo prazo.

Permanente: está dividido em Investimentos, Imobilizado e Intangível.

- Investimentos: são classificadas as participações e aplicações financeiras permanentes, com o objetivo de gerar rendimentos para a empresa de forma que esses bens e direitos não sejam destinados à manutenção das atividades normais da organização.

- Imobilizado: são bens e direitos permanentes que serão utilizados para a manutenção das atividades normais da companhia, não há intenção de transformá-los em dinheiros, caracterizam-se por se apresentarem de forma tangível (imóvel, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos e etc.).

- Intangível: são os bens que não podem ser tocados ou vistos, eles possuem valor econômico, mas carecem de uma substância física, tendo seu valor patrimonial conferido aos seus possuidores.

Conta do Passivo:

O Passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, como por exemplo, dívidas contraídas pela entidade com pessoas físicas ou jurídicas e também serviços que devem ser prestados por já ter recebido por isso. A conta do Passivo é dividida em:

- Passivo Circulante: são todas as contas que refletem dívidas ou obrigações que devem ser eliminadas no próximo ano, como: contas e impostos a pagar. É composto da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (494 Kb)   docx (190.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com