TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bem estar

Por:   •  19/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Introdução

Bem estar – Programa no ar pela Rede Globo de Televisão de segunda-feira a sexta-feira as 10hrs, com duração de 40 minutos, apresentado pelos jornalistas Fernando Rocha e Mariana Ferrão, criado em 21/02/2011.

2. Análise Critica do Programa

Devido ao aumento cada vez maior pela procura da população por qualidade de vida, saúde, cuidados com corpo e mente o programa Bem Estar traz um novo conceito na forma de ensinamento deste assunto.

Hoje o Brasil tem uma expectativa de vida de 73,9 anos, um aumento de 17,9% (11,2 anos) desde 1980 onde a expectativa era de 62,7 anos.

Esse aumento deve- se a maior atenção com a saúde da população e com aumento ao acesso a informação por meio de jornais, revistas especializadas e a programas nas TV aberta e fechada, outros fatores que geram aumento pelo assunto são: a popularização dos esportes físicos, a valorização da boa aparência e forma física, aumento da expectativa de vida e classe social.  

Criado com a intenção de promover os cuidados com a saúde, bem-estar e prevenção, aborda diariamente temas do cotidiano de todos telespectadores, estes podendo tirar duvidas e trocar experiências por meio chat, e-mail e participações ao vivo.

Trazendo a cada dia um especialista relacionado ao tema abordado, assim facilitando a forma de explicação e entendimento por parte dos telespectadores.

O Brasil apesar dos avanços tecnológicos e sociais, não consegue atingir uma parcela maior da população, com informações sobre os cuidados básicos de prevenção a saúde e cuidados com a família, por isso, o papel de programas televisivos voltados a essa parte da população é muito importante, pois consegue de forma rápida e objetiva estimular o cuidado e servindo de utilidade publica.

As campanhas do Ministério da Saúde são voltadas especialmente a doenças que ocorrem com mais frequência, como: diabetes, dengue, meningite, por outro lado, o programa aborda diversos tipos de doenças que estão sendo conhecidas mais afundo agora, podendo ser destacado o Ebola. 

Existe uma parte do programa onde pessoas relatam que devido ao jornalístico, com informações passadas pelos médicos como sintomas, identificaram que estava com doenças, podendo ser destacado, o caso de uma moça assistindo o programa, identificou que estava sentindo os sintomas abordados pelo médico, dirigindo-se ao seu médico, depois de uma criteriosa analise, foi diagnostica com câncer.

O programa não aborda somente a saúde, mas também o tema de prevenção de acidentes, onde um telespectador, devido assistir o programa com frequência assistiu a uma reportagem sobre o trabalho dos bombeiros, e neste episodio, foi passado no programa o telefone do Corpo de Bombeiros, passados meses, seu filho sofreu um engasgamento por moeda, no momento logo ela lembrou que havia naquela ocasião marcado o telefone do Bombeiro informado no programa, e esta atitude salvou seu filho, que teve um atendimento rápido.

Conclui-se que o programa, consegue atingir e divulgar informações uteis ao telespectador em geral, utilizando o conceito midiático, com isso, prendendo sua atenção e que essas informações sejam aplicadas em seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com