TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cobilidade

Por:   •  3/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Para alimentar as demonstrações contábeis com informações das movimentações feitas no patrimônio da empresa, elabora-se a escrituração ou o registro contábil dos fatos pelo método das partidas dobradas nos livros contábeis do Diário e do Razão, ambos obrigatórios por força da Lei 8.128/91 e pelo artigo 1.179 da Lei 10.406/02, o Novo Código Civil.

No Razão, detalham-se as contas e individualizam-se os fatos para melhor controle e acompanhamento dos valores que modificam o patrimônio. Do livro razão deriva o razonete, que é a forma simplificada do Livro Razão utilizada para fins didáticos.

No Diário, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas em ordem rigorosamente cronológica de dia, mês e ano.

No Brasil, esta sendo implantado, nas empresas, de forma gradativa, desde 2009, o Sistema Público de Escrituração digital – SPED, no qual, ao invés da empresa imprimir o Diário, o Razão e os demonstrativos contábeis Balanço e DRE, a empresa gera um arquivo digital, conforme especificações técnicas constantes na legislação.

Conforme descreve Fahl (2010, pág. 114) “o arquivo gerado nesse processo é assinado por meio de uma “certificação digital” e validado por software específico disponibilizado pela Receita Federal do Brasil e em seguida é transmitido para o FISCO, para as suas esferas responsáveis pelo sistema”.

No entanto, antes da elaboração das demonstrações e dos livros obrigatórios, há a necessidade da elaboração do Balancete de Verificação, que tem a função de averiguar a exatidão dos lançamentos dos fatos contábeis feitos no razão, e possibilita o acompanhamento da execução orçamentária e a verificação da situação econômica e financeira da empresa, que poderá ser feita de forma diária, semanal, mensal ou no momento da necessidade da empresa.

Através da análise do balancete de verificação podemos observar a evolução da receita e da despesa, a movimentação das contas de ativo (bens e direitos) e as do passivo (obrigações e patrimônio líquido), sem a necessidade de levantarmos o balanço patrimonial, que é obrigatório somente no final do exercício financeiro.

Após a análise do Balancete de verificação, verificando todos os lançamentos contábeis no diário e no razão, é necessário fazer os lançamentos de Apuração do Resultado do Exercício.

Apurar o Resultado do Exercício consiste em confrontar as contas de Receita com as contas de Despesas com a finalidade de verificar se a movimentação patrimonial da empresa gerou um resultado positivo (Lucro) ou um resultado negativo (prejuízo) durante o exercício social, com base no Regime Contábil da Competência.

O encerramento das contas de receita é realizado pela transferência de seus saldos credores para crédito na conta Resultado. As contas de despesa são encerradas pela transferência de seus saldos devedores para débito da conta Resultados.

Esta conta de Resultado é uma conta transitória que será encerrada após a apuração do resultado.

Se o total de créditos da conta Resultado for superior ao total de débitos, teremos um Lucro Líquido; ao contrário, chegaremos a um Prejuízo.

Ocorrendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com