TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comtabilidade OBJETIVO PRINCIPAL

Tese: Comtabilidade OBJETIVO PRINCIPAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE

1.0 – DEFINIÇÃO:

Ciência que estuda o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, nos aspecto quantitativo e qualitativo, registrando fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências. É realizado através de conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

2.0 – OBJETIVO PRINCIPAL:

Permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

3.0 - USUARIOS:

Seus usuários podem ser tanto pessoa física como jurídica. Os primários ou preferenciais são acionistas, credores/ou emprestadores de recursos em geral, integrantes de mercados capitais, etc.. Que tenham interesse na avaliação de tais dados.

Existem ainda os secundários que são administradores de entidades e o Fisco.

4.0 – TIPOS DE INFORMAÇÃO:

• Natureza Econômica: demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio.

• Natureza Financeira: fluxos de caixa, capital de giro, etc.

• Natureza Física: complemento aos valores monetários (Ex.: quantidades geradas de produto ou serviços, nº de depositantes, nº de clientes, nº funcionários numa empresa, etc.).

• Natureza de Produtividade: misto de informação financeira e física, como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.

5.0 – CONTABILIDADE ESPECIALIZADA:

Há três tipos:

• Auditoria: consiste na reavaliação, por parte de um auditor independente, dos dados financeiros, dos registros contábeis e dos documentos da empresa, assim como de qualquer outro tipo de documentação que permita verificar a validade de seus registros contábeis.

• Fiscalização: Refere-se à fiscalização como Imposto de renda.

• Contabilidade das ONGs e afins: Diferem das empresas de negócios que recebem recursos sem prestar em troca um serviço específico, ou seja, seus recursos não são obtidos por proporcionar um bem ou um serviço a um indivíduo em particular: não possuindo interesses particulares, elas têm um registro contábil específico.

6.0 – RELEVÂNCIA:

Todas as empresas são obrigadas, por lei, a efetuar um registro contábil para que os acionistas e os credores conheçam a situação real da empresa. Porém eles também necessitam de uma contabilidade financeira diária que lhes permita obter informação sobre o estado de contas em um momento muito exato; por isso, por si só, ela não basta para que sejam tomadas decisões administrativas ou gerenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com