TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade: gestão financeira

Artigo: Contabilidade: gestão financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Artigo  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade: Financeira X Gerencial

Considerando que a contabilidade financeira não permitir fugir dos princípios e convenções contábeis, e que para administrar um negocio ou empresa são necessárias informações consoantes com as necessidades de quem vai tomar decisões gerencias diferente, de negocio para negocio, de empresa para empresa de uma época para outra, então é necessário criar uma sistemática de tratamento das informações e um conjunto de relatórios que facilitam a gestão dos negócios.

A diferença básica entre contabilidade Financeira e Gerencial é com referencia ao atendimento de convenções contábeis, como iremos verificar.

A contabilidade Financeira é obrigada atender a convenções contábeis e escritura todos os fatos contábeis pelo custo histórico, pelo valor de aquisição, de nada serve para a contabilidade gerencial, pois as informações estão dispostas de forma diferente a conseguir projetar resultados através do custo moderno, custo atualizado.

Na contabilidade financeira, da receita com vendas do mês são deduzidos os Custos da Mercadoria Vendida (ou serviços prestados) resultando o Lucro Bruto. No tratamento gerencial, por sua vez, da receita com vendas podem ser deduzidos os Custo Variáveis de Produção. O resultado dessa subtração é à Margem de Contribuição.

Na contabilidade gerencial, o custo variável que entra no cálculo da margem pode ser o custo de reposição, no tratamento com a contabilidade financeira o custo da mercadoria vendida é o custo da formação computando, normalmente, o custo médio ponderando do estoque de onde foi baixada aquela mercadoria, atendendo o princípio contábil do custo de aquisição ou formação.

Na contabilidade financeira, as receitas e custos de uma empresa são separados totalmente das receitas e custos de outra empresa do mesmo grupo empresarial e, mais ainda, uma empresa não transfere para outra parte de suas despesas, a menos que haja documento oficial (nota fiscal de serviços, por exemplo) de uma cobrando da outra empresa. A contabilidade é única para qualquer empresa. Toda a parte conceitual e as técnicas aplicadas não se alteram. As empresas, no entanto, têm diversos objetivos: a mercancia, a industrialização ou prestação de serviços, exigindo, em conseqüência, que a contabilidade se adapte á atividade desenvolvida pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com