TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contas Retificadoras

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Existem contas retificadoras no Passivo? Quais?

Sim, elas consistem em contas de natureza devedora, que aumentam quando debitadas e diminuem quando creditadas, mas figuram no lado direito do balanço. A característica que parece confundir é que seu saldo, por ser devedor, tem sinal negativo ao figurar do lado direito do Balanço Patrimonial, no qual figura normalmente as contas de natureza credora. Esse saldo de sinal negativo é que provoca a retificação da respectiva conta credora.

Para ampliar o entendimento são contas com saldo contrário em relação às demais contas desse grupo. Desse modo, uma conta retificadora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta retificadora do Passivo terá natureza devedora. As contas retificadoras reduzem o saldo total do grupo em que aparecem.

As contas que são retificadoras podem ser contas patrimoniais e contas de resultado; como a solicitação foi direta para as contas do Passivo, as contas são: no passivo exigível, as obrigações e provisões do passivo, deságio a amortizar (na emissão de debentures abaixo do par) e juros a pagar. Estas são contas do Passivo com características do Ativo, assim sendo, têm função inversa as do Ativo, estas contas ficam do lado direito do balanço e devem sempre apresentar saldos devedores.

Conforme o exemplo acima, nos mostra que no sistema de juros simples o rendimento mensal sempre será fixo.

Diferente dos juros composto em que os juros são somados ao Capital, para o calculo de novos juros, eu também podemos observar na tabela abaixo, onde nos mostra claramente que o rendimento é mensal, ou seja, capitalizado mensalmente.

Conceitos de Séries de Pagamento Uniforme Postecipados e Antecipados

Compreendemos o conjunto de pagamentos ou recebimento de valor nominal igual, como uma série de pagamentos uniformes, ou seja, quando adquirimos um produto ou serviço e for pago em parcelas iguais e mensais, esse procedimento é classificado como pagamento uniforme, dentro disso podemos dividir esse pagamento em duas fases: Antecipados e Postecipados.

Os pagamentos Postecipados são aqueles que surgem para designar Capitais e juros que vencem em um determinado período, ou seja, é o pagamento ou recebimento sem entrada, sendo paga a primeiro parcela no mês seguinte.

Já os pagamentos antecipados, surgem quando o pagamento ou recebimento ocorrem na compra ou na assinatura de um serviço, este tipo de pagamento pode ser chamado de Comentrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com