TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descritvo

Por:   •  3/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

A problemática da educação escolar esta no ordem do dia e abarca diferentes dimensões: projetos político-pedagógicas, dinâmica interna das escolas, função social da escola , indisciplina e violências escolares, processos de avaliação no plano institucional , entre outras.

O que parece consensual  e a necessidade de se reinventar a educação para que possa oferecer espaços de ensino significativos para o contexto sociopolítico atual .

Este trabalho pretende oferecer elementos para aprofundar a compreensão das relações entre educação e cultura nas sociedades multiculturais em que vivemos.

Parto da afirmação de que não há educação que não esteja imersa no processo culturais em que se situa. Neste sentido, não e possível conceber uma experiência pedagógica “desatualizada”. Existe uma relação entre educação e cultura. Estes universos estão entrelaçados e não podem ser analisados a não se a partir de sua articulação. No entanto há momentos históricos em que se experimenta um descompasso, intenso nestas relações.

UMA NOVA LEITURA DAS RELAÇÕES  ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA[pic 1]

Hoje esta consciência do caráter da escola e cada vez mais forte, assim como a consciência da necessidade de romper e construir praticas educativas em que a questão da diferença e do multiculturalismo se façam cada vez mais presentes

Uma outra contribuição considerada muito interessante para uma nova compreensão das relações entre educação e cultura, diz respeito a uma concepção da escola como um espaço de cruzamento de culturas

No plano nacional , pela primeira vez na nossa historia, uma proposta educacional do Ministério da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados em 1997 e que  suscitaram grandes controvérsias quanto a concepção, processo de construção e estrutura interna incorporou entre os temas a pluralidade cultural

E sabido que,o Brasil desconhece a si mesmo. Na relação do pais consigo mesmo e comum prevalecerem vários estereótipos .

Historicamente, registra-se dificuldade para lidar com o processo. O pais  evitou o tema por muito tempo, sendo marcado por “mitos” que veicularam uma imagem de um Brail sem diferença.

Uma das características fundamentais das questões multiculturais e exatamente o fato de estarem atravessadas pelo acadêmico e o social. Convém ter sempre  presente que o multiculturalismo não nasceu nas universidades em geral . são as lutas dos grupos sociais discriminados, dos movimentos sociais, especialmente as questões étnicas, e entre eles, de modo particularmente significativo entre nos, os referidos  as identidades negras, que constituem o LOCUS de produção do multiculturalismo. Sua penetração na universidade se deu num segundo momento, e sua presença e frágil e objeto de muitas discussões. Por outro lado, as questões relativas ao multiculturalismo só recentemente tem sido incluídas nos cursos de formação de educadores. Quanto a formação continuada por iniciativas oficiais e de varias organizações não governamentais, algumas vezes em parceria entre organismos públicos ONGs, várias experiências tem sido promovidas no sentido de favorecer incorporações de perspectivas multiculturais  na educação básica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com