TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ERICA DE DEUS SILVA RA 5958281627

FABIANA BARRETO DA SILVA RA 6059008910

GABRIEL RACHEL RAMIRES ORTIZ RA 5945240780

KAROLINA BARTHIMANN DE SOUZA RA 5945245854

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

[pic 1]

CAMPO GRANDE-MS

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ERICA DE DEUS SILVA RA 5958281627

FABIANA BARRETO DA SILVA RA 6059008910

GABRIEL RACHEL RAMIRES ORTIZ RA 5945240780

KAROLINA BARTHIMANN DE SOUZA RA 5945245854

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

CAMPO GRANDE-MS

2015

A situação econômica de uma Nação depende de diversos fatores internos e externos, sendo estes fortes indicadores para aqueles que desejam investir suas economias e diversifica-las.

A atual fase em que nosso pais atravessa, sofre por fatores internos como o impacto na politica, seja pela reeleição da atual presidente, o aumento inerente dos combustíveis, a queda total da Petrobras, sendo esta considerada símbolo do sucesso e de total credibilidade de uma nação, a crise energética que impacta em aumentos exorbitantes, seja no consumidor final que utiliza para fins domésticos ou ainda aquele que tem como matéria prima primaria ou secundaria de sua empresa.

O fato é que o conjunto destes fatores teve impacto direto na economia do pais, e as organizações que não querem ser engolidas pela situação econômica deve ter de maneira clara e precisa os resultado obtidos em cada exercício por sua empresa, existem algumas ferramentas, algumas ate exigidas por lei que podem auxilia-las nestes controles.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. 

A demonstração do resultado do exercício, oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais. Sua finalidade básica, portanto, é descrever a formação do resultado gerado no exercício, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza dos elementos componentes, até o resultado líquido final – lucro ou prejuízo. Esse resultado líquido final, se lucro, representa o ganho efetivo obtido pela empresa, que tem por finalidade remunerar os sócios ou acionistas e manter e/ou desenvolver o patrimônio da empresa. Se prejuízo líquido do exercício, representa a parcela de desgaste sofrido pelo patrimônio no período.

A DRE, como uma demonstração contábil obrigatória a todos os tipos societários, apresenta-se como de extrema utilidade aos acionistas, aos quotistas, aos bancos financiadores, aos investidores de ações e debêntures, aos trabalhadores, ao governo, à justiça, aos analistas contábeis e, também, aos administradores das empresas, que podem medir, através dela, sua eficiência e, quando necessário, alterarem a política dos negócios da empresa. 
Com uma DRE bem elaborada, voltada aos usuários segundo seus interesses e que retrate a real situação da empresa será possível uma administração totalmente voltada para a eficiência e a competência e, por outro lado, maleável aos interesses dos usuários de maneira geral e isenta das interferências legais.

As demonstrações contábeis são utilizadas pelos administradores para prestar contas sobre os aspectos públicos de responsabilidade da empresa, perante acionistas, credores, governo e a comunidade em geral. Têm, portanto, por objetivo revelar, a todas as pessoas interessadas, as informações sobre o patrimônio e os resultados da empresa.

         O Balanço patrimonial, é como por a empresa diante do raio X . Alí, de forma ética, é mostrado como esta empresa se encontra, no aspecto financeiro, e, no aspecto patrimonial, bem como onde foram aplicados os recursos gerados, sua capacidade através de análise, de gerar caixa, de liquidação, de rotação de estoques, de endividamento, de lucratividade sobre o patrimônio, sobre as receitas, dentre outros, é em suma, a forma contábil de mostrar como está a saúde da empresa, no aspecto financeiro e patrimonial. Segundo Marion (2005, p. 42): É a principal demonstração contábil. Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.

Diversos são os itens que compõe cada uma das duas demonstrações acima citadas mas a estrutura básica do Balanço Patrimonial se divide em duas colunas: a da esquerda contém o Ativo; a da direita contém o Passivo e o Patrimônio Liquido. 

Segundo a Lei das S.A. as demonstrações de cada exercício deverão ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes do exercício anterior. Sendo assim o Balanço Patrimonial, bem como todas as Demonstrações Financeiras, serão apresentados em duas colunas: Exercício Atual e Exercício Anterior. Com essa apresentação os usuários das demonstrações contábeis poderão observar os valores de um ano para o outro propiciando uma comparação entre os dois exercícios ajudando muito no processo de tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (243 Kb)   docx (127.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com