TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eionyrbarbosa

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.232 Palavras (21 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 21

Nome da Revista

autor

A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo central o termo meio ambiente, que, deixou de ser apenas sinônimo de preservação de espécies ameaçadas. A conscientização ecológica se ampliou e hoje está presente em todos os setores da sociedade, está ganhando mais vigor e atualidade a discussão, sobre o papel das empresas como agentes sociais no processo de desenvolvimento, não sendo mais um assunto apenas para pesquisadores e ambientalistas. Tornando fundamental que as empresas assumam não o papel de produtoras de bens e serviços, mas também de responsáveis pelo bem estar de seus colaboradores. Tendo em mente o ideal lançado no Brasil pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho) e através de revisão bibliográfica, será abordado estudo de caso sobre a existência de aspectos ambientais e sociais existentes na empresa River Alimentos Ltda, da cidade de Coxim, estado de Mato Grosso do Sul. Constatando que a mesma possui comportamentos e procedimentos corretos para uma empresa frigorífica, trabalhando, pesquisando e obtendo resultados a que vem melhorar a qualidade de vida humana e preservando o meio ambiente. Os resultados permitem concluir que as empresas preocupadas na demanda por produtos de qualidade, sabendo que os resultados só serão atingidos se estiverem dentro da postura exigida, oferecem melhores condições de vida para a sociedade e o meio ambiente.

Palavras-Chave: Artigo, Responsabilidade Social, Ambiental

ABSTRACT

This work aims mainly the term environment, which is no longer just synonymous with preservation of endangered species. Ecological awareness has expanded and today is present in all sectors of society is a growing force and current discussion on the role of business as social agents in development are no longer a matter only for researchers and environmentalists. Making it essential that companies not take on the role of producing goods and services but also responsible for the welfare of its employees. Bearing in mind the ideal launched in Brazil by the sociologist Herbert de Souza (Betina) and through literature review, we shall discuss a case study on the existence of environmental and social issues existing in the enterprise River Foods Inc., the city of Cochin, the state of Mato Grosso do Sul, noting that it has behaviors and correct procedures for a meat packing company, working, researching and obtaining results that will improve the quality of human life and preserve the environment. The results indicate that the companies concerned in the demand for quality products, knowing that the results will only be achieved if they are in the posture required, provide better living conditions for society and the environment.

Keywords: Article, Social, Environmental

1. INTRODUÇÃO

O Balanço Social representa à expressão de uma prestação de contas da empresa a sociedade. Como instrumento de política social das empresas em projetos destinados a recuperação da cidadania, hoje pode ser considerado aceito e praticado pela maioria das entidades empresarias. No inicio do século xx foi registrada as primeiras manifestações a favor da responsabilidade social das empresas, mas somente a partir dos anos 60 nos Estados Unidos da America e no inicio da década de 70 na Europa, que se iniciou uma cobrança por parte da sociedade, por uma responsabilidade social maior das empresas, consolidando assim, a necessidade da divulgação dos chamados balanço ou relatórios sociais.

No Brasil em 1997 o sociólogo Herbert de Souza (Betinho), e o instituto Brasileiro de analises sociais e econômicas (IBASE) em parceria com diversos representantes de empresas publicas e privadas, desenvolveram um modelo único e simples de Balanço Social. Em 1998 a IBASE em parceria com Petrobras e o Jornal Gazeta Mercantil, realizou um seminário para dar prosseguimento ao desafio lançado por Betinho, onde se destacou a importância do reconhecimento e fortalecimento do “Selo Balanço Social” fornecido pelo IBASE. O Balanço Social, tem por finalidade demonstrar a responsabilidade que as empresas possuem com a sociedade. Não pensando somente em obter lucros ou retorno de investimento. Deve-se fazer parte do processo evolutivo, preocupando-se com o retorno sócio-economico-cultural.

A identificação e divulgação dos eventos ambientais alem de ser útil na evidenciação da responsabilidade social das empresas e de grande relevância para avaliação das condições de continuidade das mesmas no mercado, bem como dos riscos oferecidos pela mensuração e passiveis de afetarem aqueles que lhes confiam recursos para a manutenção da sua atividade econômica. A mensuração contábil do desempenho das empresas através das demonstrações contábeis pode e deve evidenciar o montante de recursos consumidos no período especifico para a proteção, controle, preservação e multas recebidas de órgãos normatiza dores por ações danosas, em contrapartida aos efeitos causados ao meio ambiente em decorrência de sua atuação.

A contabilidade deve mensurar registrar e divulgar informações sobre aspectos ambientais, em função de ser responsável pela identificação e apuração dos recursos econômico-financeiros obtidos e consumidos pelas empresas. Vimos recentemente empresas melhorando a qualidade de equipamentos para o processo de produção, dotados de tecnologias capazes de reduzir ou eliminar o volume de resíduos poluentes. Mas são poucas as empresas que tomam tal iniciativa há uma quantidade significativa operando em condições ambientais inadequadas, principalmente as de pequeno porte, apesar de ocorrência de desastres ecológicos isoladamente provocados por grandes corporações. As empresas viam neste problema somente um custo sendo agregadas a sua produção ou prestação de serviços, hoje esta cultura tem mudado e as empresas e organizações começam a ver a questão ambiental como um diferencial de competitividade no mercado.

Um assunto encarado como multidisciplinar o tema responsabilidade social e meio ambiental deve ser examinado por vários ângulos. Todas as ciências devem considerá-lo objeto de discussão, estudo e pesquisa, e sua importância para empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com