TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrituração contábil - necessidade ou luxo

Artigo: Escrituração contábil - necessidade ou luxo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - NECESSIDADE OU LUXO

A partir do texto lido podemos entender sobre a necessidade da escrituração que deve ser feita pelas empresas, estando o empresario e a sociedade empresaria obrigada a ter esse tipo de escrituração mensal, para que anualmente sejam apresentados ao Balanço Patrimonial e outros demonstrativos conforme previsto em lei, sendo que os pequenos empresarios estão dispensados da apresentação de exigencias mencionadas acima, desde que mantenham faixa de faturamento R$ 60.000,00 ao ano.

Qualquer tipo de movimentação na empresa independente de que setor se trate, deve ser inclusa nos controles contábeis, pois além de termos a exigencia dos lançamento de tudo que esta relacionado á empresa, com os mesmos podemos ter melhor viabilidade da situação em que a empresa se encontra, ainda situações que dependem totalmente do resultando que a empresa vem obtendo com suas demonstrações mensais para tomada de decisões.

Diário e Livro Razão são relatórios gerados com todas as escriturações feitas contendo detalhadamente cada lançamento efetuado confome movimentação na empresa,tornando uma necessidade e mantendo de forma clara e organizada todos os registros exigidos.

VANTAGENS DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Existem várias vantagens para as empresas que mantêm sua Contabilidade em dia, pois além de ter seus controles disponíveis para qualquer necessidade que a empresa venha a ter, a mesma pode vir a ser exigida em fiscalizações ou até mesmo solicitada para liberação de credito, podendo assim ter melhores linhas créditos disponiveis no mercado com apresentação dos mesmos e várias outras vantagens.

A escrituração contábil tem sua importância nas entidades empresariais, isso não só pela exigência legal, pois para se ter uma empresa organizada e um bom planejamento, inicia-se pela escrituração, através dela o empresário terá uma visão mais ampla de seu investimento. Tendo ainda maior controle sobre a situação financeira e economica da empresa.

Diante de diversas vantagens, observa-se que a escrituração é uma ferramenta imprescindível à gestão de qualquer entidade, sendo mantida conforme exigencias trará bons resultados á empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com