TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 10

INDRODUÇÃO

A probabilidade está ligada diretamente em nossa vida como também no dia a dia das empresas, como quando dizemos “Será que amanhã dará sol?!” ou quando um empresário tem expectativa sobre a aceitação de seu produto recém lançado no mercado.

Em cada um desses exemplos está sendo associada a ideias da perspectiva de que venha a acontecer um determinado evento ou a probabilidade de se acontecer o que está sendo esperado.

Sendo assim a probabilidade que auxilia os administradores a apresentar e prever diversos resultados, sendo ele aleatório onde não podemos prever o resultado até que seja feito a pesquisa ou experimento.

A UTILIZAÇÃO DA PROBABILIDADE PELA ADMINISTRAÇÃO

A probabilidade faz parte da matemática que trata de processos aleatórios onde descreve a importância dos processos aleatórios tanto no estudo como ciência e também no nosso cotidiano¹.

Já a Administração ela pode ajudar no processo de tomada de decisões dos gestores, de maneira que as características culturais podem influenciar no comportamento humano e assim no contexto que os trabalhos e a produção são representados por capital humano e sendo que de grande importância para o crescimento econômico aonde vem a auxiliar como a análise de risco dentro de uma empresa ou organização, verificando assim o conjunto de fatores que podem vir a influenciar na ocorrência de qualquer tipo de impacto como a determinação de quais os elementos críticos que venham a ser afetados por falhas ou erros, quais são os impactos que podem ocorrem devidos a ameaças ou eventos relacionados.

A probabilidade auxiliar administração em diversos casos como obter as estatísticas e analise explorando os dados que foram fornecidos, na construção e apresentados desses dados através de gráficos, mas medidas de posição central, dispersão e ordenamento e forma, nas análises variáveis aleatórias e distribuição das probabilidades de mercado, amostragem e estimação de resultados, teste paramétricos e não paramétricos, correção e regressão linear, apresentação de índices e series e previsões temporais.

 Mas também consiste na obtenção e na análise de informações com valores reais mediante os dados que estão disponíveis como por exemplos podemos citar:

O número de ações que tiveram queda no dia 01, onde a carteira não é composta por uma, mas por cinco ações diferentes sendo assim podemos dizer que os administradores verificam:

  • O número de ações que tiveram queda neste dia, sendo ela definida como uma variável aleatória discreta, onde pode assumir os valores 0,1,2,3,4 3 5.

Ela também ajuda o administrador a prever as principais influências de ameaças ou eventos ligados a execução de um projeto, como exemplos podemos destacar:

  • O levantamento de quais controles existentes que podem ajudar a evitar ou minimizas a ocorrências das ameaças e eventos que estão ligadas ao projeto;
  • Ajudam as definir quais são as fraquezas e fragilidade que podem existir nos controles relacionados como forma de avaliar dos seus efetivos;
  • Definir qual a probabilidade de uma ameaça que venhas a acontecer por falha ou impacto de eventos tanto interno como externos.

O principal objetivo do uso da probabilidade pela administração é avaliar em conjunto duas opções de resultados onde pode ser individual ou de forma conjunta.

O administrador através dos conceitos de probabilidade vem utilizando gráficos e tabelas onde apresentas os resultados das análises de forma simples e direta, permitindo assim prever a interferência de fatores de diversas naturezas como financeiras, a verificação e analise situação que se encontra a empresa, mercados financeiro, as tendências e aceitações dos produtos pelo seu mercado e um controle de qualidade.

I - A probabilidade de a 1ª carta ser um às, a 2ª carta ser uma figura e a 3ª carta ser um número é de 1, 30317%; (CERTO) 0

[pic 1]

[pic 2]

 

[pic 3]

II - A probabilidade de todas as cartas serem um valete é de 4%; (ERRADO) 0 

[pic 4]

[pic 5]

 

%[pic 6]

III - A probabilidade de que pelo menos uma delas seja uma carta de copas é de 58,647% (ERRADO) 0

[pic 7]

[pic 8]

 

%[pic 9]

IV - A probabilidade de a 3ª carta ser de 7 de paus, sabendo que a 1ª carta é um 8 de espadas e a 2ª carta um rei de ouros é de 5,60412% (ERRADO) 1

[pic 10]

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR NA ADMINISTRAÇÃO

A utilização da correlação onde a mesma se refere sobre a medida de relação de duas variáveis quantitativas onde ela não é aplicada com frequência, podemos elaborar um gráfico de dispersão, aonde vem a indicar a força e a direção linear entre duas variáveis que venham a ser aleatórias.

Na administração a correlação vem a ser utilizada como nos exemplos:

  • O número de peças de uma indústria automotiva que venha a ser produzidas e o número de peças que possam vir apresentar algum tipo de defeito, qual serão custo e horas de uso das maquinas no período de produção.
  • A média de atraso de pagamento e número de erros de faturamento;
  • Vendas de % de apartamentos vendidos no período de entrega das obras vs a satisfação dos clientes nos últimos 20 empreendimentos lançados;

A regressão linear simples se refere a tentativa de estabelecer uma equação matemática linear que mostra o relacionamento entre duas variáveis, sendo que para a executarmos a regressão, as variáveis são divididas em variável dependente e independente².

Na administração as variáveis como duas ou mais, sabendo que elas têm um relacionamento entre sim, sendo assim se os valores altos de uma das variáveis se implicam em valores altos ou baixos de outra variável, como por exemplos podendo verificar o valor de verba investida em propaganda e o retorno nas vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com