TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explicações sobre demonstrações financeiras de acordo com a legislação vigente

Seminário: Explicações sobre demonstrações financeiras de acordo com a legislação vigente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  6.138 Palavras (25 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 25

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO.

DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA.

EDSON TEIXEIRA ARAÚJO FILHO RA: 6814000129

JOELSON NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO RA: 6269252061

KAUANA CRISTINA DA SILVA RA: 6276249187

THAYNARA PRISCILA DE AMORIM RA: 6446248892

VALESCA MENDONÇA RA: 6814000264

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ETAPA: 03.

PROFESSOR: MARCELO GRUBBA.

JOINVILLE,

2014.

Introdução:

O presente trabalho contem esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis, conforme legislação vigente. Dentro do mesmo está seu conceito, finalidade, objetivo e outras informações de cada D.C., que também lhe apresentará a importância de cada uma e sua obrigatoriedade.

Este trabalho está organizado em relatórios que trarão algumas informações sobre as Demonstrações Contábeis que lhe ajudará a compreendê-las.

A elaboração foi feita através do livro Contabilidade Financeira (Alessandra Cristina Fahl e José Carlos Marion 2. Ed. Valinhos), e algumas pesquisas realizadas em sites da área contábil.

Etapa – 3.

Passo – 3.

Relatório com esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis conforme legislação vigente:

Demonstrações Contábeis (ou financeiras).

“Para fins de atendimento dos usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis (também usualmente denominada "demonstrações financeiras") de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos”.

Segundo o IBRACON (NPC 27), “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data”. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. “As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados”.

“Tais informações, juntamente com outras constantes das notas explicativas às demonstrações contábeis, auxiliam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade”.

Um conjunto completo de Demonstrações Contábeis inclui os seguintes componentes:

1. Balanço Patrimonial;

2. Demonstração do Resultado;

3. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, podendo ser substituído pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;

4. Demonstração dos Fluxos de Caixa;

5. Demonstração do Valor Adicionado, se divulgada pela entidade;

6. Notas Explicativas;

(Júlio César Zanluca)

Balanço Patrimonial:

O balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício são as demonstrações que a Lei dá uma maior ênfase da análise, uma vez que tais demonstrativos identificam, de forma objetiva, a situação financeira e econômica da entidade em determinado momento.

O Balanço Patrimonial é um demonstrativo que traz importantes informações sobre a estrutura contábil. Conforme exposto por Kroetz (2000, p.36), “nele se sintetiza, na forma de origem e aplicações, a riqueza da entidade, servindo de ferramenta para análises e controles, objetivando estudar o comportamento e tendências do patrimônio”.

O Balanço Patrimonial está dividido em dois grandes grupos: o ativo e o passivo. Conforme Perez Jr. & Begalli (1999, p.62), “o ativo é composto de bens e direitos de propriedade da sociedade, enquanto o passivo é composto de obrigações e do patrimônio líquido”.

A Norma Brasileira de Contabilidade define o Balanço Patrimonial como “a demonstração contábil destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente, numa determinada data a posição patrimonial e financeira da entidade”.

O balanço apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa em dado momento. A informação que esse demonstrativo fornece é totalmente estática e, muito provavelmente, sua estrutura se apresentará relativamente diferente algum tempo após seu encerramento. No entanto, pelas importantes informações de tendências que podem ser extraídas de seus diversos grupos de contas, o balanço serve como elemento de partida indispensável para o conhecimento da situação econômica e financeira de uma empresa. É uma das principais ferramentas para avaliar a posição contábil e financeira da empresa, já que leva em conta não apenas o caixa, mas também propriedades, dívidas e pagamentos a receber. Ou seja, apesar do fluxo de caixa ser essencial, ela é apenas uma pequena parte do balanço patrimonial, que dá uma visão bem mais completa para a análise do resultado econômico do seu negócio.

É legal lembrar que esse é um documento obrigatório para qualquer tipo de empresa no Brasil (menos MEI). Ao mesmo tempo, o único tipo de profissional que pode fazer um balanço patrimonial é um contador com um CRC válido e deve ser feito pelo menos anualmente, mas, o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com