TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FHADHSDFHB

Por:   •  30/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

TAREFA 1

  • Nessa semana inicial você deverá ler atentamente as informações que constam nos arquivos de texto e ouvir o que é apresentado em áudio.
  • Como interação, você deverá buscar o fórum de dúvidas e discussões da semana registrando ali seus comentários de acordo com o que é pedido.

Resposta:

Espero que com a diciplina possa compreender melhor e relação entre a fé e a ciência, e o impacto da boa relação entre ambas as ideologias com a sociedade; assim como a importância da formação profissional envolvendo a ciência e fé.

TAREFA 2

Leia o texto das diretrizes e descreva com suas palavras qual a Missão da Universidade Católica de Pelotas e qual o papel que desempenham as disciplinas de cultura religiosa no cumprimento dessa missão. Após, pressione o botão "enviar".

Resposta:

A universidade tem como missão, através da fidelidade à mensagem cristã bem como da investigação e ensino dos vários campos do saber, a formação dos princípios científicos e morais por meio da integração da fé e ciência, resultando na formação de profissionais mais éticos e conscientes de suas responsabilidades com o bem social.

O diálogo entre a fé e as ciências modernas gera discernimento para a formação do pensamento crítico e desenvolvimento de valores morais para a construção de uma ordem social e cultural de bem comum.

TAREFA 3

1) Leia e comente de forma argumentativa o texto que trata da necessidade de formação humana na qualificação de um profissional

Resposta:

1) A formação técnica não é o bastante para o bom profissional. Uma boa formação deve ir além das habilidades técnicas, deve envolver uma formação mais humana, onde o indivíduo saiba compreender e respeitar a si mesmo, ao outro, à vida e à sociedade em que está inserido; que saiba cooperar, superar diferenças, refletir sobre os valores morais que nossa sociedade tanto precisa, trabalhar com ética e profissionalismo, produzindo resultados positivos.

Quando há formação humana, o trabalho pode ser uma forma de realização pessoal, não apenas algo inevitável para sobreviver nesta sociedade de consumo.

Os universitários de hoje estão adquirindo habilidades profissionais que influirão na sociedade à sua volta, futuros profissionais e potenciais lideranças; sendo assim, a etapa da universidade um importante momento para formar cidadãos éticos e morais.

TAREFA 4

Leia o texto "Entre ciência e religião" (aula 3). Sintetize em uma frase a opinião de cada cientista citado sobre a relação ciência e fé e envie a tarefa.

- Marcelo Gleiser

- David Sloan Wilson

- Daniel C. Dennett

- Pier Luigi Luisi

- Francis S. Collins

- Albert Einstein

Resposta:

Marcelo Gleiser

Tanto ciência como religião são inerentes ao ser humano, e não devem ser vistas como visões opostas, mas sim complementares.

David Sloan Wilson

Na vida humana ciência e fé estabelecem uma relação de codependência, onde sempre haverá espaço para ambas coexistirem.

Daniel C. Dennet

Ciência e fé não podem coexistir, são visões imcompatíveis.

Pier Luigi Luisi

A vida humana envolve tanto o âmbito científico como religioso, portanto a convivência harmonica de ambos deve ser considerada.

Francis S. Collins

Ambos os campos, ciência e fé, devem ser abraçados como necessários para o ser humano, cada um a sua forma e distinções.

Albert Einstein

A união ciência e fé constitui a forma de conhecimento pleno.

TAREFA 5

1) Pense em suas atividades cotidianas e reflita sobre o impacto das modernas tecnologias em sua vida pessoal, familiar e social. Disserte sobre o assunto identificando aspectos positivos e negativos e envie.

Resposta:

1) Vivemos na era da tecnologia e da informação globalizada. As mudanças tecnológicas causaram grandes mudanças na maneira como vemos o mundo, desde o âmbito profissional ao lazer, ou do coletivo ao individual.

A tecnologia, andando de mãos dadas a ciência, uma que são codependentes para evoluir, trouxeram grandes mudanças para todos como pessoas e como sociedade. Estas mudanças modificaram, por exemplo, os meios de produção; nesta era tornou-se um desafio constante manter-se atualizado, conhecer e aplicar conhecimentos tecnológicos para continuar atuante, é preciso que o profissional ajuste-se aos novos meios de trabalho e acompanhe os constantes avanços.

Da mesma forma que modificaram os meios de produção, as novas tecnologias modificaram a interação social. A era globalizada proporciona cada vez mais uma sociedade inteirada, possibilita compartilhar momentos, ilustrações do cotidiano através de fotos, vídeos e músicas, opiniões, sentimentos, conhecimento e informações. A tecnologia é capaz de romper fronteiras, quebrar barreiras, aproximar pessoas.

Além de tudo isso, a tecnologia e a ciência são capazes de trazer avanços significativos para reas de grande importância para a sociedade, como a saúde e a educação. As inúmeras pesquisas em assuntos da saúde trouxeram e continuam trazendo esperanças para aqueles afetados por doenças ainda sem cura, a cada dia pode-se descobrir fatores que salvarão vidas. Já para a educação, há hoje um grande acervo de informações e conhecimento oferecido na internet, gerando facilidade e acesso à educação.

Contudo grandes poderes geram grandes responsabilidades. Para que tantos avanços sejam de fato benéficos à sociedade é necessário que tecnologia e ciência convivam diretamente com a ÉTICA. É através da ética e de pessoas com formação humana, que a tecnologia poderá trazer a tona uma sociedade mais justa, igualitária, culta, educada e bem informada. É necessário também que se tenha limites; que a interação tecnológica não substitua a interação humana, que os novos meios de produção não substituam o trabalhador, que todos tenham acesso à este novo mundo. Caso contrário, tais avanços podem causar mais males do que benefícios.

Conclui-se então que ciência, tecnologia e ética possuem papéis fundamentais na sociedade. A tecnologia da comunicação e informação foi incorporada em nossas vidas, presente no trabalho, lazer, educação, formação profissional e em tantos outros âmbitos; e é através da ética e com limites que esta poderá transformar e aplicar conhecimento sempre em busca da verdade e do bem comum.

TAREFA 6

1) A canção de Gilberto Gil escrita há 46 anos atrás revela a preocupação com a desumanização que a tecnologia poderia proporcionar ao ser humano. Destaque e comente as frases em que o autor indica a supremacia do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (348.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com