TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Contabilidade

Projeto de pesquisa: Fundamentos da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO DE CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CONTABILIDADE: DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Trabalho de Contabilidade ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp - Centro de Educação a distância, como atividade avaliativa.

Professor: Jerson Junior

3º semestre Administração

2011

INTRODUÇÃO

Este desafio de aprendizagem tem por objetivo estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, direcionar o estudante para a emancipação intelectual e aplicar um procedimento que será utilizado na vida profissional dos estudantes de administração relacionado à Contabilidade.

SUMÁRIO

Fundamentos da Contabilidade -------------------------------------- 04

Visão dos negócios e visão da organização --------------------- 06

Organograma --------------------------------------------------------------- 07

Produtos, estrutura de gastos e Insumos de produção ------ 08

Tipos de materiais---------------------------------------------------------- 09

Fundamentos da Contabilidade

Os Princípios fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades. Os Princípios Fundamentais da Contabilidade foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução CFC 750/93, e mais tarde foi melhor explicados através da Resolução 774/93, e são na verdade sete Princípios:

PRINCÍPIO DA ENTIDADE: Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade. Determina a autonomia patrimonial. O patrimônio pertence a entidade; a entidade pertence aos sócios, mas o patrimônio da entidade não pertence aos sócios. O patrimônio da entidade não se confunde com o dos sócios. Os sócios não podem usufruir do patrimônio, em benefício próprio. A Consolidação das Demonstrações Contábeis, consolida somente as Demonstrações, e não o Patrimônio das entidades.

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE: Em princípio, a entidade existirá infinitamente e terá seu Patrimônio contabilizado pelo Custo Histórico. No caso de haver uma decisão de encerrar as atividades por parte dos proprietários, decisão judicial ou do governo, então, o seu Patrimônio passará a ser avaliado pelo valor de realização. A situação-limite deste Princípio é a cessação total ou parcial das atividades da entidade, e de forma definitiva.

PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE: Determina que os registros contábeis sejam feitos no momento em que o fato ocorra (tempestividade) e pelo seu valor completo (integralidade). Portanto, este Princípio determina que o registro seja feito no momento da transferência de propriedade, através da emissão da Nota Fiscal (oportunidade), e pelo seu valor total (totalidade).

PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: a avaliação dos componentes patrimoniais deverá ser feita pelos valores originais das transações com o mundo exterior (valores de entrada), expressos sempre em moeda nacional, independente de se resultaram ou não de livre negociação e em condições de razoável igualdade entre as partes. Se adquiridos ou contratados em moeda estrangeira, terão os seus valores convertidos para a moeda nacional, na data da transação. No caso de se receber um bem em doação, este deverá ser registrado pelo seu valor de mercado, obtido através da avaliação de um perito.

PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA: Reconhece que os efeitos do poder aquisitivo da moeda nacional devam ser reconhecidos contabilmente, através de uma atualização monetária, utilizando-se um único indexador (oficial), para todos os ramos de atividades econômicas. Portanto, a Atualização Monetária busca atualizar o valor original, e não o valor de

mercado, por isso não se trata de uma “correção”, e sim de uma “atualização dos valores originais”.

PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA: Determina que as receitas e as despesas devam ser incluídas na apuração do resultado do período em que efetivamente ocorreram, independente do seu recebimento ou pagamento . Este princípio está intimamente ligado às variações do Patrimônio Líquido.

PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA: Determina que sempre que se apresentarem pelo menos duas hipóteses igualmente válidas, de realização possível e que venha a ocorrer em data futura, que se utilize sempre a que corresponder a um menor ativo e/ou um maior passivo. Portanto a que representar um menor Patrimônio Líquido.

Visão dos negócios

Visão de negócios da organização: Atender a higiene e a estética do público em geral. Produto produzido em média escala, que atua em toda rede de varejo e lojas especializadas, produção diferenciada, qualidade e preço acessível em nossos produtos, devida a grande demanda.

Visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com