TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FÓRUM AVALIATIVO: PASSIVO AMBIENTAL

Por:   •  3/4/2016  •  Artigo  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNO:GABRIEL ASTOLPHO DE FARIAS.

 FÓRUM AVALIATIVO

Passivo ambiental é definido em sentido amplo como e a junção de todos os danos causados ao meio ambiente.  Todo o impacto ambiental causado por um determinado empreendimento e, que não tenha sido corrigido ao longo de suas atividades, causa  prejuízo futuro e até mesmo presente a empresa.

No sentido contábil e financeiro o passivo ambiental representa para uma empresa todas as obrigações financeiras, em relação à terceiros, correspondente aos valores referentes aos custos com a taxas, pagamento de multas , indenizações ,impostos, etc.Ou seja todo valor agregado para que  a empresa se enquadre às normas legais ambientais ou na reparação de danos ambientais é considerado como passivo ambiental.

No caso em questão, como contador da empresa e consequentemente detectando que os valores de provisões dos passivos ambientais reconhecidos pela contabilidade da empresa estão bem abaixo dos adequados, utilizaria de imediato o principio contábil da prudência, que seria o ajustes dos valores do passivo ambiental registrando o seu maior valor nos relatórios contábeis, dando assim maior realismo a situação financeira da empresa.  Após a realização desses ajustes, adotaria medidas para redução de tais passivos, como a busca por investimentos em tecnologias para redução dos impactos ambientais realizados pela atividade empresarial da empresa, adequação dos procedimentos internos de produção a legislação ambiental para prevenção das  aplicações de  multas ambientais.

Por fim apresentaria um projeto de gestão ambiental a diretoria, fundamentando tal projeto na importância das questões ambientais na situação financeira da empresa, tanto na visão mercadológica fortalecendo uma marca ecologicamente sustentável(ativo, bem intangível), bem como prevenindo uma desvalorização em seu patrimônio liquido tendo em vista que o valor do passivo ambiental é deduzido ao valor de mercado da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com