TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gardwvcpfd

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. 3 edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. PLT 137. Capítulos 3 e 4.

Identificando Oportunidades – Parte 1

Podemos ilustrar um conceito de que a ideia e oportunidades através dos seguintes trechos:

O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que importa é como o                             empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 54).

Uma ideia sozinha não vale nada, em empreendedorismo, elas surgem diariamente. O que importa é saber desenvolvê-las, implementá-las e construir um negocio de sucesso. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 55).

O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionaria, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-las, antes que os outros façam. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 56).

Veja no trecho a seguir as diferenças dos empreendedores de sucesso:

Os empreendedores de sucesso são diferentes: estão sempre atrás de novas ideias de negócios e de verdadeiras oportunidades de mercado, ficando atendo a tudo que ocorre a volta deles. São curiosos e questionadores, não aceitando a primeira explicação dada os fatos ocorridos. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 58).

Quando as novas ideias surgem? Veja no trecho a seguir:

Novas ideias só surgem quando a mente da pessoa está aberta para que isso ocorra, ou seja, quando está preparada para experiencias novas. Assim, qualquer fonte de informação pode ser um ponto de partida para novas ideias e identificação de oportunidades de mercado. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 58).

Enfim, o que o empreendedor deve fazer para estimular sua criatividade e gerar novas ideias é observar tudo e todos, de forma dinâmica, sem se preocupar, em um primeiro momento, se uma ideia é viável ou não, ou seja, se ele tem ou não uma boa oportunidade nas mãos. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 60).

Identificando Oportunidades – Parte 2

As oportunidades continuam existindo como nunca na rede mundial de compradores, mas devem ser analisadas de forma criteriosa como qualquer outra oportunidade de negócio. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 77).

Pode-se comparar a corrida da internet com a corrida do ouro. Você precisa garimpar muito para encontrar a pedra preciosa tão procurada, o ouro, ou no caso dos investidores, aquele modelo de negocio que dê lucro. Mas como qualquer garimpeiro, o investidor tem que analisar bastante e, muitas vezes acaba sendo iludido por algumas pedras que parecem ser preciosas, e que no não valem nada. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 83).

O verdadeiro empreendedor tem que estar pronto para assumir o desafio por muitos anos e não só criar uma oportunidade e passá-la à frente. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 83).

Aqueles empreendedores que souberam antever essas mudanças e criarem produtos e serviços baseados na web para esses nichos serão bem sucedidos. (DORNELAS, José C. A, 2008, p. 84).

NAKAGAWA, Marcelo. Canal Empreendedor. Como Analisar uma Oportunidade de Negócio. 2013. Disponível em: <http://canaldoempreendedor.com.br/empreendedorismo.categorias/como-analisa-uma-oportunidade-de-negocio/.>

Como Analisar uma Oportunidade de Negocio

O fundamental é analisar uma ideia de cada vez. O primeiro passo é avalizar a relação da ideia com o mercado, para estimular sua viabilidade. O passo seguinte é pensar na ligação entre a ideia e seu perfil empreendedor. A melhor delas será a que conseguir equilibrar melhor os dois passos. (NAKAGAWA, Marcelo, 2013).

A analise da oportunidade é feita em duas etapas. A primeira avalia o aspecto externo da ideia, ou seja, relação com o mercado. A segunda leva em conta o aspecto interno, ou seja, a relação da ideia com o seu perfil empreendedor. (NAKAGAWA, Marcelo, 2013).

Revista PEGN. Quatro dicas para identificar oportunidades de negócio. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/revista/Common/0,,EMI80289-17189,00-QUATRO+DICAS+PARA+IDENTIFICAR+OPORTUNIDADES+DE+NEGOCIO.html>

Quatro Dicas para Identificar Oportunidades de Negócio

Dizem que boas ideia estão por toda a parte. Eis o caminho para encontrá-las, segundo o Consultor americano Clayton Christensen.

Faça Perguntas:

Para identificar uma oportunidade, pergunte-se: Quais são os problemas que o comprador está enfrentando? Isso inclui problemas emocionais, funcionais e também sociais.

Procure o não-consumidor:

Quando a Sony lanço o primeiro rádio transistor, em 1955, que funcionava a bateria, ela não mirou os compradores de rádio de mesa, produzido por gigantes da época, como RCA. Ela pensou em conquistar aqueles que não compravam um rádio de mesa, os adolescentes. Acabou vendendo radinhos de pilha não só entre jovens, mas também para o mundo inteiro.

 

Segmento de forma diferente:

Não segmente mercado de forma tradicional, conforme tipos de produtos, faixa de preço ou faixa etária. Segmente o mercado de forma a refletir a realidade do consumo e a tarefa que ele esta tentando realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com