TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSEGURANÇA E PERSPECTIVA DE FORMANDOS EM CIENCIAS CONTÁBEIS QUE ESTÃO INGRESSANDO NA PROFISSÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.

Por:   •  3/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS

INSEGURANÇA  E PERSPECTIVA DE FORMANDOS EM CIENCIAS CONTÁBEIS QUE ESTÃO INGRESSANDO NA PROFISSÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.

ANA CAROLINA CARTAXO NAGASSE

FORTALEZA/CE

2016/2

ANA CAROLINA CARTAXO NAGASSE

INSEGURANÇA  E PERSPECTIVA DE FORMANDOS EM CIENCIAS CONTÁBEIS QUE ESTÃO INGRESSANDO NA PROFISSÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.

Projeto para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para a obtenção do grau e Bacharel em CIÊNCIAS CONTÁBEIS do curso correspondente ofertado pela faculdade Estácio de Sá.

Orientador: Prof. Cristóvão Araripe Marinho

 

                        FORTALEZA-CE

2016/2


1. TEMA

Insegurança e Perspectiva de Formandos em Ciências Contábeis que estão ingressando na profissão contábil: um Estudo de Caso no Município de Fortaleza-Ce.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este projeto de pesquisa delimitou-se em colher informações sobre de que forma os formandos na área contábil da Universidade Estácio do Ceará - Unidade Parangaba Turma de 2013.1 do Município de Fortaleza-Ce estão se preparando e quais suas perspectivas quanto ao mercado de trabalho na área contábil.

3. PROBLEMA

Buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: de que forma os formandos estão se preparando, quais experiências adquiridas com estágio, ou já trabalhando, quais suas perspectivas e objetivos para profissão na área contábil?

O que eles pretendem para o futuro? Em que realmente vão atuar, uma vez que a área contábil enfrenta um mercado muito competitivo e, cada vez mais, exigente, devido aos grandes avanços tecnológicos, principalmente agora que já constam nos novos currículos, disciplinas da área de Contabilidade Internacional.

Será que estão verdadeiramente preparados para ingressarem, estão seguros para esse mercado tão exigente devido as responsabilidades do profissional da área contábil?

4. HIPÓTESE

Esta teoria, que a dificuldade para os recém-formados em atuar como contadores pode ser resolvido com... capacitação, compreensão de experientes atuantes na área contábil        , onde possam auxiliar de forma a passar mais confiança e dicas para desempenhar de forma eficiente e eficaz suas atividades. Outrem, os empresários devem dar oportunidades para esses formandos, como também, incentivarem com cursos na área de forma a tornar todas as teorias adquiridas na graduação com a prática.

5. OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem como objetivo geral verificar de que forma a Compreensão dos já experientes e atuantes na área contabil auxilia os recém-formados em atuar na área contábil, com a finalidade de demonstrar o incentivo de usar dessas experiências passando assim confiança e apoiando os que estão iniciando na area no município de Fortaleza-Ce, de forma a que eles possam buscar atualização constante e aperfeiçoamento cultural.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

IDENTIFICAR a insegurança dos formandos em atuar como contadores.

AVALIAR de que forma poderia ser amenizada essa insegurança.

ANALISAR os problemas e soluções para passar confiança a esses novos profissionais, como também, oportunidades.

APONTAR formas de minimizar a insegurança desses formandos e perspectivas dos mesmos relativas a carreira profissional.

APLICAR soluções para que os experientes na área possam ajuda-los e compreender suas limitações e anseios por falta de experiência em uma área de grande responsabilidade como é esta.

7. JUSTIFICATIVA

Devido a dificuldade e falta de confiança dos recém-formados em atuar como contadores, essa pesquisa se justifica através da compreensão das experiências dos atuantes na área contábil, em contribuição para o seu público alvo... O incentivo de usar dessas experiências, passando assim, confiança e apoio aos que estão iniciando na área, como também, dos empresários em dar oportunidades para esses novos profissionais que tanto anseiam para sua aceitação no mercado, de forma, a atender as expectativas desse mercado tão exigente.

8. METODOLOGIA

Uma das condições primordiais para considerar um trabalho como científico é que ele tenha metodologia, e de acordo com Andrade (2010, p. 119), consiste no “conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.”          

A pesquisa assume como Estudo de Caso na Universidade Estácio do Ceará - Unidade Parangaba Turma de 2013.1, sendo DESCRITIVA, assim, trata-se de expor as características de uma determinada população ou fenômeno, demandando técnicas padronizadas de coleta de dados, por exemplo com questionários. Descreve uma experiência, uma situação, um fenômeno ou processo nos mínimos detalhes. Por exemplo, quais as características de um determinado grupo em relação a sexo, faixa etária, renda familiar, nível de escolaridade.Faz uso de gráficos para visualização analítica dos dados.

Esse estudo tem por finalidade realizar uma  pesquisa aplicada, uma vez que utilizará conhecimento da pesquisa básica para resolver problemas.

Para um melhor tratamento dos objetivos e melhor apreciação desta pesquisa, observou-se que ela é classificada como pesquisa Descritiva. Detectou-se também a necessidade da pesquisa bibliográfica no momento em que se fez uso de materiais já elaborados: livros, artigos científicos, na busca e alocação de conhecimento sobre as experiências dos atuantes na área contábil, para servir de incentivo e apoio para os formandos.

A abordagem do tratamento da coleta de dados do Estudo de Caso será  Quantitativa, pois requer o uso de recursos e técnicas de estatística, procurando traduzir em números os conhecimentos gerados pelo pesquisador. Existirão Gráficos; Opinião dos entrevistados com questões, por exemplo: Qual área de atuação que pretende? Medir através de números. Por exemplo: Pesquisa de satisfação com o mercado. 20% Tiveram oportunidades, 10% Não opinaram, 70% Não tiveram.

O problema foi direcionando a pesquisa em relação aos formandos em atuar como contadores e, ainda, a pesquisa como Estudo de Caso, sendo este com a compreensão das experiências dos atuantes na área contábil, uma análise geral como profissionais que já são. Em que será feito ao identificar a insegurança dos recém-formados em atuar como contadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com