TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Neste trabalho falarei os seguintes assuntos, globalização apresentando suas definições, processos e sua história, como a globalização interfere nas empresas, positivamente e negativamente.

Iremos abordar também o fenômeno global atual a Outsourcing, que é utilizada pela maioria das empresas brasileiras vamos saber o porquê desse sistema está chamando tanta a atenção das empresas.

Vou mostrar como a empresa Dohler cresceu com a globalização suas dificuldades e vantagens, como os maquinários evoluíram e ajudaram no crescimento da empresa.

Descrição das definições de globalização

Estudos teóricos concluíram que o fenômeno da globalização resulta de três aspectos: a revolução tecnológica, a interdependência dos mercados financeiros em escala global e a formação de áreas de livre comércio. De modo geral, a globalização é um processo de interação de diferentes países, com mercados diferentes se integrando, aproximando pessoas e mercadorias em um nível global. Essas aproximações podem ser chamadas de quebra de fronteiras que gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras, expandir os negócios e comunicação mundial, movimentando a economia de países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos onde até o momento não tinham espaço. Podemos ver o quanto as coisas mudam rápido hoje em dia, o território mundial ficou mais integrado, mais ligado e as vezes parecendo menor. O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, por exemplo, Mercosul ou União Europeia - foi resultado desse processo econômico.

Em relação à data de quando a globalização teve inicio, não há um consenso a respeito. Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas com os Europeus e as atividades comerciais e culturais. Alguns estudiosos ainda falam dos anos de 1980, quando os governos começaram a implantar o programa neoliberal, abrindo suas portas à entrada do capital e das mercadorias estrangeiras. Outros ainda acreditam que tudo ocorreu por volta da metade de século XIX quando surgiram os grandes investimentos em outros países.

Como foi citado, o surgimento de blocos econômicos foi um dos resultados desse grande fenômeno, Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais. O período em que a globalização econômica se intensificou foi no século XX, com o  impacto exercido pela globalização no comércio internacional, no vir e ir de pessoas e produtos, no aumento da qualidade de vida da população varia de acordo com o nível de desenvolvimento com que a nação se encontra.

A globalização não atinge as nações em apenas nível econômico, mas também em nível cultural, político entre outros. Para encarar todas estas mudanças, o cidadão precisa se manter atualizado e informado, pois estamos vivendo em um mundo em que a cada momento somos bombardeados de informações e descobertas novas em todos os setores, tanto na música, como na ciência, na medicina e na política. Novas culturas, produtos, milhares de coisas estão à apenas um clique.

Definição de outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzido para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver certa área da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com