TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que faz com que um enorme contingente de pessoas resolva abrir um negócio próprio, e ter uma atividade empresária. Esta afirmação é verdadeira ou falsa.

Determine as razões;

A- A Burocracia facilita?

B- Economicamente é vantajoso?

C- Qual é o fator da legislação na influência positiva ou negativa da atividade empresária?

R. A ideia que a maioria das pessoas tem em abrir seu próprio negócio e para ter uma renda própria, se tornar um empresário, não ter chefe, etc.

Mas a responsabilidade e imensa e tudo se inicia com o objetivo da pessoa, com o tipo de negocio que deseja iniciar.

Dependendo do tipo de negócio e ramo a seguir, pode haver muita burocracia. Por exemplo, se um vendedor de cachorro quente da praça do bairro, resolve regularizar seu negócio, ele não terá muito trabalho, pois, levando em conta que o faturamento dele provavelmente não ultrapasse a R$60.000,00 anualmente e que ele trabalha sozinho, ele se enquadra como MEI – Micro Empreendedor Individual, assim, a regularização dele não se faz difícil. Ele só precisa se cadastrar como MEI na receita federal através do portal do empreendedor, fazer seu cadastro, no mesmo momento já terá seu CNPJ e alvará de funcionamento, também já poderá emitir suas guias de pagamento de INSS que será a o único recolhimento que e se fara dele mesmo e anualmente fazer a DASN – declaração anual.

Já para abertura de uma Ltda., S.A, Microempresa ou EPP, existe uma burocracia maior, precisa de contrato social, registro na junta comercial, solicitação de CNPJ, registro na Caixa econômica para o PIS de seus futuros funcionários, cadastro no INSS para recolhimento, cadastro no sindicato da cidade, inscrição estadual e municipal, e vários outros. Com isso, torna-se um trabalho que requer muito cuidado e que deve ser realizado por um contador.

A burocracia influencia e muito na abertura e regularização de um negocio, mas, complicado ou fácil vai depender do ramo de atividade e que tipo de empresa deseja iniciar.

Economicamente pode ser vantajoso, mas tudo vai depender da administração dessa empresa, pois, olhando o lado negativo, terá muitos impostos a recolher, todo o tipo de empresa terá impostos a recolher, umas mais outras menos, vai depender do enquadramento fiscal em que ela se encaixa. O futuro empresário deve observar isso, e fazer as ponderações, se será vantajoso, o melhor meio para registrar a empresa, e verificar sobre o ramo, se for algo que vá gerar uma grande receita com certeza será vantajoso mesmo recolhendo os impostos.

O ideal e que seja feito todo esse levantamento antes de iniciar assim conseguira identificar se há vantagem ou não, pois depende muito do tipo de negocio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com