TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mais valia, lucro e queda da taxa de juros

Artigo: Mais valia, lucro e queda da taxa de juros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Artigo  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Mais valia, lucro e queda da taxa de juros.

6.1 – A mobilidade do capital: a taxa media de lucro

O movimento do capital não se reduz a sua rotação.

Entre as três classes que participam desse lucro está o industrial, os banqueiros e os comerciantes cada um com sua função e como todo capitalista com objetivo de tirar o lucro da relação de produção.

O capitalista ao calcular o seu lucro ele engloba todos os seus capitais. Soma-se C e V, tudo é investimento. Assim levando em consideração o investimento total, ele calcula sua taxa de lucro. O lucro é a forma metamorfoseada com que a mais valia aparece ao capitalista, com efeito, a contabilidade de uma empresa é determinada pelo lucro.

Ressalta-se que o lucro varia entre as empresas do mesmo ramo e empresas do ramo diferentes, e como o capitalista visa o aumento dos lucros, seus investimentos serão onde lhe forneçam mais lucro. A diferença nos lucros de empresas do mesmo ramo esta nos seus investimentos e nas empresas de ramos diferente esta na migração para o ramo que der mais lucro.

6.2 – Preços de produção e mercado

Preço é a expressão monetária do valor e pode variar em relação a ele. Os preços tendem a se aproximar do valor.

A partir do momento em que o movimento do capital estabelece numa conjuntura econômica a taxa media de lucro as mercadorias deixam de ser vendidas pelo equivalente de seu valor e passa a ser vendido pelo equivalente do valor capital investido mais a taxa media de lucro, o que se denomina preço de produção.

6.3 – A tendência à queda da taxa de lucro

A tendência à queda da taxa de juros é uma das tendências mais importante no capitalismo.

Um capitalista utiliza de métodos inovadores para produzir, que reduz seus custos e consequentemente reduz o seu valor. O capitalista que não utilizou nenhum método renovador mantém seus preços congelados e mais altos e é dessa relação que se aproveita o capitalista renovador, mas a concorrência do mercado obriga o capitalista a inovar seus métodos de produção e assim que ele generaliza cai o preço do capitalista inovador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com