TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM MOEDA ESTRANGEIRA

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  1.855 Visualizações

Página 1 de 4

MÉTODOS DE CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM MOEDA ESTRANGEIRA

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) - apresentada como exigência para a avaliação do 7/8º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO - SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Demonstrações Contábeis da American Enterprise.........................6
  2. Método da taxa corrente...................................................................9
  3. Método Monetário e não monetário.................................................11

CONCLUSÃO.......................................................................................................12

BIBLIOGRAFIA....................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é a principal ferramenta para os negócios. Não havendo uma harmonização dos padrões contábeis essa comunicação será difícil, pois com a globalização cada vez mais empresas se estabelecem em outros países. Como vantagem da harmonização a obtenção de capitais no exterior está mais propícia, assim como a redução de custos e padronização dos trabalhos de auditoria.

As Normas Brasileiras de Contabilidade consistemnum conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser utilizadas para o exercício da profissão contábil, e são classificadas em Profissionais (NBC P) e Técnicas (NBC T). As normas profissionais estabelecem as regras de exercício profissional e as normas técnicas os conceitos doutrinários, regras e procedimentos aplicados de contabilidade.

As Normas Internacionais de Contabilidade têm como objetivo padronizar os procedimentos contábeis com a aceitação mundial. Observam-se duas vertentes na contabilidade internacional sendo a conhecida Contabilidade norte americana, cujas regras são organizadas pela entidade civil FASB (The Financial Accounting Standards Board) e as regras de contabilidade organizadas pelo IASB (InternationalAccounting Standards Board) defendido pela União Européia.

Na Conversão de Demonstrações Contábeis, a empresa mantém sua contabilidade em moeda nacional e somente no final do exercício, após o encerramento das demonstrações contábeis, aplica os procedimentos de conversão. O método determinado pelo CPC 02 (R2) é o da taxa corrente.

Atualmente, o Statementof Financial Accounting Standards nº 52 – SFAS 52 – regulamenta os padrões a serem seguidos pelas empresas estrangeiras que desejam converter suas demonstrações contábeis para os padrões norte-americanos, determinando dois métodos de conversão, conhecidos como método da taxa corrente e método monetário/não monetário, que consideram, principalmente, a estabilidade da economia do país e a moeda funcional da empresa.

O método da taxa corrente determina que:

(a) ativos e passivos para cada balanço patrimonial apresentado (incluindo os balanços 13 CPC_02(R2) comparativos) devem ser convertidos, utilizando-se a taxa de câmbio de fechamento na data do respectivo balanço;

(b) receitas e despesas para cada demonstração do resultado abrangente ou demonstração do resultado apresentada (incluindo as demonstrações comparativas) devem ser convertidas pelas taxas de câmbio vigentes nas datas de ocorrência das transações; e

(c) todas as variações cambiais resultantes devem ser reconhecidas em outros resultados abrangentes.

No método monetário, as contas contábeis devem ser classificadas em itens monetários e não monetários.  Itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda. Itens não monetário é a ausência do direito a receber (ou da obrigação de entregar) um número fixo ou determinável de unidades de moeda. Alguns exemplos incluem: adiantamento a fornecedores de mercadorias; adiantamento a prestadores de serviços; aluguéis antecipados; goodwill; ativos intangíveis; estoques; imobilizado; e provisões a serem liquidadas mediante a entrega de ativo não monetário.

1.DESENVOLVIMENTO

  1. Demonstrações Contábeis da American Enterprise

A American Enterprise é uma controlada da Empresa Paulista S/A e atua na compra e venda de mercadorias, tendo sua sede nos Estados Unidos. A empresa possui corpo gerencial próprio com total autonomia administrativa e operacional, atuando de forma independente da matriz brasileira. A moeda funcional da empresa é o dólar americano, tendo em vista que a maioria de seus contratos é feita com empresas americanas e os preços de seus serviços e seus custos são fortemente influenciados por essa moeda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (634.9 Kb)   docx (324 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com