TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Balanços Patrimoniais e as Demonstrações de Resultados do exercício (DRE)

Seminário: Os Balanços Patrimoniais e as Demonstrações de Resultados do exercício (DRE). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Seminário  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

Índice

Passo 1 ------------------------------------------------------------------- página 3

Passo 2 ------------------------------------------------------------------- página 4

Passo 3 ------------------------------------------------------------------- página 5

ETAPA 2 – CONTABILIDADE GERAL

Passo 1

Os Balanços Patrimoniais e as Demonstrações de Resultados do exercício (DRE) são essenciais para a contabilidade de uma empresa. Anualmente as empresas têm que apresentar suas contas, para a contabilidade estar em ordem e o Balanço ser fechado para ser realizado o Imposto de Renda e a DASN (DECLARAÇÃO DE ARRECADAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL) que agora mudou para DEFIS (DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONOMICAS E FISCAIS). A apresentação desses dados é feita de uma forma padronizada.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa de um determinado período de tempo. Esse documento é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa, pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis de uma empresa. São três os elementos que compõem o Balanço Patrimonial:

ATIVO: são os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos. Nesta categoria incluem-se as contas a receber, estoques, despesas pré-pagas, terrenos, equipamentos, veículos até mesmo elementos intangíveis como patentes, ações e direitos autorais.

PASSIVO: são os recursos referentes às obrigações da empresa, incluindo contas a pagar, taxas, juros sobre capital emprestado, hipotecas e despesas contratuais.

PATRIMONIO LÍQUIDO: composta pela diferença dos Ativos (positivos, relativos aos lucros e investimentos) e dos Passivos (negativos relativos a pagamentos e dividas). Ou seja, é o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.

A DRE tem como objetivo principal apresentar de forma resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses. Nessa demonstração contém as seguintes informações que as empresas devem declarar:

- A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

- a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

- as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

- o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

- o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

- as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

- o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social. 

Passo 2

1.) Você o costuma analisar os documentos contábeis da sua empresa?

R: Sim, pois acredito que nele estão contidas informações importantes para podermos saber como está à situação da empresa.

2.) Quais são os relatórios mais freqüentes utilizados?

R: É usado o Livro Caixa onde podemos ver os lançamentos contábeis se estão corretos e os Balancetes que são enviados para empresa mês a mês, e o Balanço Patrimonial.

3.) Você analisa os demonstrativos financeiros da empresa?

R: Sim. São importantes para ter o controle da contabilidade e que a mesma esteja correta.

4.) Como é a troca de informações entre você e seu contador?

R: É uma troca de informações freqüente, para sempre estar ciente do que está sendo feito na contabilidade da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com