TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontos Positivos do Orçamento para Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Pontos Positivos do Orçamento para Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 Introdução 3

2 Conceito de Orçamento 4

2.1 Orçamento Geral 4-6

2.2 Orçamento Flexível 6-7

3 Pontos Positivos do Orçamento para Gestão 7-8

3.1 As questões tributarias para o orçamento 8

3.2 Isenção e Imunidade Tributária 9-10

4 Balanço Patrimonial 10

5 Demonstração do Resultado do Exercício 11-12

6 Demonstração dos Fluxos de Caixa 12-13

7 A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos 13-14

Conclusão 15

Referência 16

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desta Produção Textual Interdisciplinar foi destacar a importância do orçamento e gestão empresarial juntamente com a contabilidade, utilizando de ferramentas indispensáveis para direcionar todas as informações referentes aos procedimentos e novas regras para melhor desenvolvimento de todas as áreas da empresa, e fica evidente a necessidade do conhecimento e dedicação dos gestores e colaboradores, inclusive do profissional contábil.

2 Conceito de Orçamento

A palavra orçamento provém dos antigos romanos que coletavam impostos e também foi utilizada para as bolsas de tesouraria e por funcionários que as usavam na época, mas a história do orçamento originou se na administração pública e foi utilizado como instrumento de planejamento e controle das operações empresariais na Du Pont nos Estados Unidos em 1919 sendo que entre os anos de 1950 e 1960 ele ganha relevância com uso pelas grandes empresas. Toda empresa seja ela de pequeno ou grande porte necessita de um planejamento e diante disso o orçamento tem uma missão muito importante uma vez que ele é o instrumento que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e adequadamente controlados. É dessa forma que o orçamento direciona as empresas para alcançar suas metas e seus objetivos e é essa importante ferramenta de gestão que foca os controles constantes na empresa.

Atualmente, o planejamento nas empresas é uma ferramenta de gestão, além de necessária para tomada de decisões, evita o mau uso de recursos resultando na observação da relevância do orçamento empresarial na otimizaçao dos resultados. Orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, objetivos, metas, politicas estabelecidas pela empresa, coordenaçao e implantação desses planos, funcinam como um instrumento de controle administrativo,.

2.1 Orçamento Geral

Orçamento Geral tambem conhecido como Orçamento Empresarial é aquele elaborado para um período maior ou menor ou até mesmo por um exercício social, de acordo com a necessidade de cada empresa. As empresas usam o orçamento para a tomada de decisão, prevendo eventos futuros, aproveitando oportunidades de negócios e minimizando riscos . Funciona como um diferencial para a coordenação das receitas e despesas, gerando melhoria dos resultados. Antes de elaborar o orçamento geral propriamente dito, planejar as fases de sua elaboraçao tambem é uma atividade muito importante, pois a utilização de criterios inadequados pode resultar em projeções bastante distorcidas e comprometar a qualidade dos resultados economicos financeiros projetados. A Contabilidade tem o registro histórico da operações econômicas e financeiras, obviamente que é o principal elemento na formação de premissas orçamentárias.

Para elaborar um orçamento empresarial se faz necessário alguns levantamentos de projeções como por exemplo a Previsão de Vendas que utiliza a contabilidade com idicativo, como valores dos hitóricos de vendas, representatividade do novo negócio; Previsão de Compras que uma vez definido o nivel de orçamento de vendas, estima se o nivel de compras necessário para tal transação de negócio; Nivel de Compras onde será levantado nível de preços decorrentes dos ajustes de tabela dos fornecedores, variação de volume, em função de variação de volume de vendas físicas (unidades), variação de volume, em função de maior/menor estocagem; Variação de Preços nas Compras onde para se ter uma previsibilidade mínima do valor de compra dos estoques, temos que estimar a “inflação dos produtos” da empresa; Variação de Volume onde se ajusta o volume (físico) de compras ao volume (físico) de vendas projetadas; Receita e Despesas Financeiras onde a dificuldade dos gestores de empresas é prever, com antecedência, quais os custos financeiros que serão incorridos nas atividades e a contabilidade tem uma contribuição específica para tais projeções para um cálculo mais exato do montante total de despesas financeiras onde deve-se projetar o fluxo de caixa, visando identificar necessidades de financiamentos e empréstimos de capital de giro e investimentos fixos (imobilizado).

Custo dos Produtos e Mercadorias Vendidas onde Uma vez determinado o volume de compras, por dedução, se apurará o custo dos produtos e mercadorias vendidas.

A fórmula de apuração do CPV ou CMV é:

CPV ou CMV = Ei + C – Ef

Onde:

CPV = Custo dos Produtos Vendidos

CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

Ei = Estoques Iniciais

C = Custo das Compras

Ef = Estoques Finais

2.2 Orçamento Flexível

A base para a elaboração o orçamento flexível é perfeita distinção entre custos fixos e variáveis, ou seja, é um conjunto que pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com