TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sfdsfsfsfds

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina:Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

NOME

Michael de Oliveira Brito

RA

4211800651

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina:Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Augusto Sousa da Silva Filho.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Resumo das técnicas abordadas em seu estudo.

Existem vários tipos de investimentos financeiros, os principais são:

Fundo de investimento

É um grupo onde se reúne vários investidores (cotistas), como principal objetivo ganhar financeiramente desde o momento que adquire títulos ou valores mobiliários, concordando com o regulamento e a política do fundo. Nada mais é que uma poupança aplicada, onde qualquer pessoa pode realizar por intermédio de um banco ou gestor, confiando na administração de terceiros.

Existem duas maneiras de investimento de fundo: aberta, podem-se fazer aplicações a qualquer momento, durante a existência do fundo.

Ou fechada: só pode investir durante um período pré-determinado e só regata o mesmo no final.

Suas principais características:

• Fundo compartilhado é composto por recursos de diversos investidores

•Objetivo aumentar lucros com menores riscos.

•Exige um valor mínimo para o investimento.

 Pode ser classificado em: Renda fixa, renda variável, e Multimercado.

• Pode ser destinado a investimento em ações, cambio, imóveis, ouro etc.

Caderneta de Poupança

No Brasil também são conhecidas como caderneta de poupança, são pequenos depositantes e investidores financeiros, normalmente não tem uma atraente remuneração, pois os valores sobre os juros são baixos, atraente por ser isenta do imposto de renda e imposto sobre operações financeiras.

A Caixa Econômica Federal é o maior incentivador desse tipo de investimento.

A caderneta de poupança é um dos investimentos mais tradicionais, ele possui muita segurança, porém não tendo muita rentabilidade, com o perfil conservador. Sua taxa de juros gira em torno de 0,5% Não havendo limite mínimo para aplicação.

Câmbio

O investidor em câmbio, compra moedas estrangeiras como o Dólar, Euro ou Libra, esperando uma valorização, em relação a moeda corrente, no nosso caso o Real, e vender por uma valor acima do valor de compra, Ou também PE usada para outras finalidades , por exemplo uma viagem ao exterior, assim denomina investimento ao longo prazo.

O mais usado é o Dólar, e é classificado em relação ao Real de três maneiras:

•Comercial: usada nas operações comerciais, e na remessa de moeda de empresas existentes no exterior.

•Turismo: usado na compra de moeda estrangeira, para viagem, pode ser em espécie ou em travellers.

•Paralelo: não reconhecido pelo mercado, usado no mercado negro, pelos conhecidos “doleiros”.

Ouro

É um investimento seguro, e pode ser feito através dos bancos. As barras de ouro podem permanecer com o próprio investidor, ou contratar um serviço de custodia, ou mesmo guardar em bancos, todos os dias tem a informação dos valores da grama do ouro para venda e compra.

Títulos Públicos

Investimento criado pelo governo Federal, para o financiamento de atividades para o governo, sua venda é feita por leiloes ou diretamente no Tesouro Nacional.

Clubes de Investimentos

Formado por várias pessoas físicas, com objetivos comuns, para aplicar seus recursos em títulos e valores mobiliários como ações.

Neste caso o Clube de Investimentos tem de ser administrado por um profissional autorizado pala CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é responsável pelo registro e sua constituição perante os órgãos competentes.

Para isso é preciso no mínimo três investidores cotistas, permitindo até cinqüenta cotistas. Sob a forma de condomínio, obedece às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Bovespa e ao disposto em seu Estatuto Social.

Como regra o Clube de Investimento deve ter no mínimo 67% do seu patrimônio liquido investido em ações, certificados de depósitos de ações, Bônus de subscrição entre outros.

Também nenhum cotista pode ser titular de mais de 40% das cotas do Clube.

Suas principais vantagens são:

•Possui um custo menor, sua manutenção é barata e simples

•É possível diversificar, por causa da grande soma dos recursos de cada integrante, é possível investir em ações ou valores mobiliários emitidos por diferentes empresas atuantes na economia, com custos menores.

•É possível que os integrantes do Clube participem diretamente de sua administração, o que possibilita aprender como funciona o mercado financeiro.

•Tem o beneficio fiscal, só paga impostos no resgate.

Ações

Ações são ativos de empresas com capital aberto ou S.A Sociedade Anônima,  são pedaços ou partes das empresas que são vendidas na bolsa de valores. Quando alguém compra ações de uma empresa, automaticamente ela se torna sócia da mesma, sua participação depende da quantidade de ações compradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com