TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um clássico problema de matemática financeira

Artigo: Um clássico problema de matemática financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Artigo  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 1

A Matemática Financeira como percebemos é uma ferramenta muito ulitizada na análise de investimentos ou até mesmo financiamentos, estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo.

A mesma tem por objetivo o manuseio e a transformação e tem base nos conceitos de fluxo monetário e consiste em simplificar a operação financeira.

Seus problemas clássicos normalmente estão relacionados a juros e inflação, praticamente falando, tempo e equivalência financeira onde observamos a transformação, tal como o manuseio entre certos valores.

Nesse contexto podemos citar o capital, que é o valor aplicado de algum modo a uma operação financeira, conhecido também como Valor atual, Valor Presente, Principal ou Valor Aplicado.

Outro problema clássico relacionado são os juros, que representam a remuneração do Capital empregado de certa forma a algum tipo de atividade remunerada. Ele existe porque grande parte das pessoas prefere o consumo imediato e conseqüentemente pagar o preço por isso. Os juros em questão podem ser capitalizados segundo dois regimes: Simples ou Compostos.

Juros Simples: É o juro de cada intervalo de tempo, sempre calculado sobre o capital inicial aplicado ou até mesmo financiado. Será juros simples sempre quando o percentual de juros incidirem apenas sobre o valor principal.

Juros Compostos: É o juro de cada intervalo de tempo, o mesmo é calculado a partir do saldo no inicio do correspondente intervalo, ou seja, o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também. É o mais comum no sistema financeiro e assim o mais útil para cálculos.

Mas fica a duvida! Quando certamente usamos juros simples e compostos?

Na maioria das vezes utilizamos os juros compostos, que estão incluídas compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários entre outros.

Em relação aos juros simples dificilmente encontramos utilidade para seu regime, pois esta relacionado às operações de curtíssimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.

Nesse contexto de matemática financeira podemos citar também a taxa de juros.

A taxa de juros indica qual remuneração será devidamente paga ao dinheiro emprestado, para um determinado período.

Normalmente ela vem expressa de forma percentual, em seguida da especificação do período de tempo que se refere.

10 % a.a. - (a.a. significa ao ano).

10 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre).

Outra forma de apresentação da taxa de juros é a unitária, que é igual a taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo %:

0,10 a.m. - (a.m. significa ao mês).

0,10 a.q. - (a.q. significa ao quadrimestre)

A Calculadora HP 12C é uma maquina relativamente simples, porem muito utilizada nos cálculos em matemática financeira. Como vimos a calculadora financeira programável é utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A HP 12C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com