TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificar o saldo

Tese: Verificar o saldo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 5

1 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

O balancete de verificação é a relação de contas com seus respectivos saldos extraídas dos registros contábeis em determinado período, tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente.

O balancete de verificação é o passo seguinte do razão ou, demonstrando o saldo de todas as contas lançadas no mesmo.

Sua regra fundamental é:

Para todo debito lançado numa conta haverá obrigatoriamente um crédito lançado em outra conta. Portanto não haverá saldo devedor sem saldo credor.

É possível lançar um débito e vários créditos, vários débitos e vários créditos, portanto a soma de todos os débitos de um lado e de todos os créditos do outro, devem expressar o mesmo valor.

Tem seu dispositivo legal pela resolução do conselho federal de contabilidade No. 685/90, de 14 de dezembro de 1990, que aprova por meio do artigo 1º a norma brasileira de contabilidade técnica 2.7.

Sua periodicidade deverá ser mensal e o seu grau de detalhamento deverá ser adequado com sua finalidade.

Comumente o balancete é levantado em dois momentos:

Balancete de verificação inicial É o balancete levantado antes da apuração e encerramento do resultado do exercício. Sua abrangência inclui as contas de despesas e receitas. É chamado de inicial por estar sujeito a ajustes como: depreciações, rateios, provisões etc.

Balancete de verificação final¬¬ É o balancete levantado após a apuração, distribuição e encerramento do resultado do exercício. Sua abrangência não inclui as contas de despesas e receitas, visto que seus saldos estarão zerados pelo encerramento e transferência para o patrimônio liquido.

O balancete é um demonstrativo do saldo de todas as contas lançadas no livro Razão, sua finalidade é confirmar se a soma dos saldos devedores é exatamente igual á soma dos saldos credores.

Ele pode ser de quatro tipos: balancete com duas colunas, balancete com quatro colunas, balancete com seis colunas, balancete com 8 colunas.

O Balancete Analítico apresenta de forma simplificada os saldos das contas patrimoniais e de resultado de um determinado período. As instituições financeiras, como bancos, levantam balancetes diários em razão da grande quantidade de lançamentos, permitindo assim a detecção de erros. Porém há erros que o balancete não consegue detectar um exemplo é a inversão de lançamento de débito por crédito e de crédito por débito, simultaneamente. Pode-se concluir que o balancete de verificação nem sempre detectara os erros nos registros contábeis, pois ele é bastante limitado no que tange a identificação de erros de lançamento, no entanto ele tem se tornado um poderoso instrumento para tomada de decisões, pois o resultado financeiro e econômico de uma determinada empresa pode ser apresentada por um determinado período sem a necessidade de estruturar um balanço patrimonial.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO-DRE

A DRE é uma demonstração financeira que evidencia o resultado apurado pela companhia, por meio do confronto entre as receitas, as despesas e os custos.

O resultado apurado (lucro ou prejuízo) é transferido para o Balanço Patrimonial-BP, mais precisamente para o grupo do Patrimônio Liquido, na conta LUCRO ou PREJUIZO DO EXERCÍCIO. Por isso existe uma correlação entre BP e a DRE.

As contas de receitas e despesas que compõem a DRE são chamadas CONTAS DE RESULTADO, justamente porque uma vez confrontadas, apresentam o resultado do exercício. Posteriormente, seus saldos são zerados, ou seja, não acumulam RECEITAS e DESPESAS de um ano para o outo.

Segue lucro apurado relativo a COMPANHIA BETA, antes do Imposto do Renda e Contribuição Social sobre o lucro.

Lucro apurado antes do Imposto de Renda e da Contribuição social sobre o lucro.

3 BALANÇO PATRIMONIAL

Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que demonstra quais os bens direitos e obrigações como também o seu patrimônio liquido.

É divido em: ativo, passivo e patrimônio liquido.

O ativo e divido em circulante e não circulante.

Circulante: são disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

Não circulante que são os recursos que ocorrera em prazo maior que o exercício seguinte, ou seja, seus prazos ocorrerão após mais de 12 meses.

É dividido em quatro grupos: Realizável a longo prazo, Investimento, Imobilizados, Intangível.

O passivo é dividido em circulante e não circulante esses grupos se se diferenciam exatamente pelos mesmos critérios dos prazos e vencimento relativos á data do encerramento do Balanço Patrimonial: pertencem ao circulante as contas relativas a obrigações vincendas nos 12 meses imediatamente subsequentes a esta data, e ao exigível a longo prazo aquelas com datas posteriores a esse período.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com