TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índices de inflação

Artigo: Índices de inflação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

A inflação possui diversos índices, os mais utilizados no Brasil são: IGP (Índice Geral de Preços) é calculado pela FGV, utiliza-se de bens e serviços com seus respectivos pesos de acordo com o momento econômico; IPA (Índice de Preços no Atacado) é calculado a partir da coleta de produtos para atualização de preços mensalmente; INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é calculado com base nos preços de 11 regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, Fortaleza, Curitiba, Goiânia e Brasília), num total de 116 municípios, em famílias com renda entre 1 e 8 salários mínimos; IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) variante do INPC, utiliza para calculo entre 1 e 40 salários mínimos; INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) é obtido com base nos preços e quantidades padrões consumidas na construção de casas térreas e edifícios; entre outros. INFLAÇÃO DE DEMANDA

É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances da inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.

Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

INFLAÇÃO DE CUSTOS

A inflação de custos está associada diretamente a inflação de demanda, ou seja, o nível da demanda se mantem e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento.

As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com