TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Тaxas de câmbio

Ensaio: Тaxas de câmbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Ensaio  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

e taxas de câmbio:

a)Defina taxa de câmbio.

A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode, também, ser definida como preço da moeda estrangeira (divisa) em termos de moeda nacional. Assim, 1 dólar pode custar 1,80 reais, 1 libra pode custar 2,50 reais.

b) Defina regime de câmbio fixo, regime de câmbio flutuante e flutuação suja.

Regime de câmbio fixo: ocorre quando o governo estabelece a taxa de câmbio, ou seja, estabelece quantos reais valem um dólar. Para tanto, o governo se compromete a comprar e vender qualquer quantidade da moeda estrangeira a taxa estabelecida.

Regime de câmbio flutuante: ocorre quando o governo não interfere no mercado de câmbio, de forma que a taxa é determinada pela oferta e pela demanda de divisas externas, estamos;

Regime de flutuação suja: Ocorre quando a taxa é determinada pelo mercado, mas governo interfere neste mercado, comprando e vendendo divisas de maneira estratégica no estabelecimento da taxa de câmbio (evitando, por exemplo, elevações e quedas abruptas da taxa de câmbio).

b)Qual a diferença entra

variação nominal e variação real?

A Variação nominal da taxa de câmbio diz respeito à variação da taxa em si, ou seja, o quanto à moeda nacional consegue comprar da moeda estrangeira, enquanto a variação real se refere aos termos de troca, isto é, o quanto o produto nacional ficou mais barato para os consumidores estrangeiros e o quanto o produto estrangeiros ficaram mais caros em relação aos nacionais. Evidentemente, a diferença entre a variação nominal e a variação real deve-se a taxa de inflação líquida (inflação interna – inflação internacional).

2- Qual o efeito de uma política de valorização do real perante outras moedas:

a) Sobre o saldo da balança comercial (comercio de mercadorias) ?

A valorização do real gera uma deterioração do saldo da balança comercial ao estimular as importações e desestimular as exportações.

b) Sobre a oferta e a demanda de divisas estrangeiras?

A valorização do real, ao elevar as exportações e reduzir as exportações gera, conseqüentemente. Uma redução das ofertas de divisas estrangeiras (pois os exportadores são grandes ofertantes de divisas externas) e o

aumento da demanda (pelos importadores, principalmente).

c) sobre os preços domésticos?

Uma política de valorização do real pode gerar uma redução na taxa de elevação dos preços domésticos, ou seja, uma redução da taxa de inflação. Isto ocorre, pois uma valorização da taxa de cambio, ao tornar os produtos importados mais baratos, pode aumentar a concorrência dos produtos nacionais no mercado, tornando mais difícil à elevação dos preços de mercado (pois os produtos importados se tornam uma barreira à elevação de preços, sendo o preço assim atrelado ao preço dos produtos no mercado internacional, mais um adicional devido ao custo de transporte). Esta é a chamada ancora cambial, que foi fundamental no começo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com