TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das demonstrações financeiras de órgãos do governo

Relatório de pesquisa: A importância das demonstrações financeiras de órgãos do governo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.416 Palavras (14 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4 2.1 Demonstrações Contábeis de Órgãos Públicos.....................................................4 2.1.2 Balanço Orçamentário.........................................................................................4 2.1.3 Balanço Financeiro..............................................................................................5 2.1.3 Demonstrações das Variações Patrimoniais.......................................................6 2.1.4 Balanço Patrimonial.............................................................................................7 2.1.5 Demonstração dos Fluxos de Caixa....................................................................8 2.1.6 Demonstração do Resultado Econômico............................................................8 2.1.7 Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido..........................................9 3 Lei de Responsabilidade Fiscal...............................................................................10 4 Gestão Empresarial do Agronegócio.......................................................................11 5 A Simulação Empresarial na análise de investimentos em empresas do Agronegócio...............................................................................................................12 6 A Contribuição da Pesquisa científica para a Gestão Pública e Empresarial.........13

7 CONCLUSÃO.........................................................................................................14 REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

INTRODUÇÃO

A Importância da Contabilidade Pública e Privada é o tema abordado neste trabalho; demonstrando que uma organização necessita de uma contabilidade constantemente bem estruturada, pois, representa a real situação financeira que se encontra á determinado período; desta maneira, a contabilização vem auxiliar, e demonstrar os fatos reais, para que novas tomadas de decisões sejam feita por seus gestores.

Portando, todo o contexto de informações mencionado a cada item, vem esclarecer as características básicas que em conjunto demonstrará o resultado seguro e preciso, para uma empresa analisar e estudar os pontos negativos e positivos que possui naquele determinado período.

Enfim, a finalidade da contabilidade é captar, resumir, interpretar e demonstrar informações existentes que transcorre dentro de uma organização no dia-a-dia.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE ÓRGÃOS PÚBLICOS

Perante o Manual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, descreve a respeito desse tema:

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor público. Tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

Contudo, as demonstrações contábeis tem a importância de representarem todas as principais saídas de informações ocorridas dentro da contabilidade aplicada ao setor público, assim demonstra a total transparência de todos os resultados alcançados.

2.1.1 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO

É a demonstração contábil pública que discrimina o saldo das contas de receitas e despesas orçamentária, comparando as parcelas previstas e fixadas com as executadas.

Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público segue:

O Balanço Orçamentário apresentará as receitas detalhadas por categoria econômica, origem e espécie, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo a realizar. Demonstrará também as despesas por categoria econômica e o grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, o crédito pago e o saldo da dotação.

A identificação das receitas e despesas intra-orçamentárias, deverá ser apresentadas em notas explicativas.

Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária e de outras dívidas deverão constar, destacadamente, nas receitas de operações de crédito internas e externas e, nesse mesmo nível de agregação, nas despesas com amortização da dívida de refinanciamento.

Assim segue em outro ponto do texto referindo-se sobre o orçamento orçamentário:

Desta forma, no momento inicial da execução orçamentária, tem-se o equilíbrio entre receita prevista e despesa fixada e constata-se que toda despesa a ser executada esta amparada por uma receita prevista a ser arrecadada no exercício.

No entanto, iniciada a execução do orçamento, quando há superávit financeiro de exercícios anteriores, tem-se um recurso disponível para abertura de créditos para as despesas não fixadas ou não totalmente contempladas pela Lei Orçamentária.

Ou seja, de acordo o Balanço Orçamentário irá apresentar a execução das receitas, por categoria, especificando previsão inicial, previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, no exercício e a realizar, bem como a execução das despesas por categoria econômica e o grupo de natureza de despesa, discriminando dotação inicial, os créditos adicionais, a dotação para o exercício, as despesas empenhadas e líquidas, no bimestre e no exercício e o saldo a realizar.

2.1.2 BALANÇO FINANCEIRO

O Balanço Financeiro, estabelecido pelo artigo 103, da Lei Federal n° 4.320/1.964, demonstra as receitas e despesas orçamentárias e pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com