TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem e a história dos Incoterms

Artigo: A origem e a história dos Incoterms. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 2

O homem procura sempre melhorar, sempre evoluir suas criações, e claro que isso não podia ser diferente dentro da logística. Desde que se exerce a logística, mesmo não sendo conhecida por este nome, vem sendo evoluída onde se pode melhorar.

Dentro de cada nação existe um governo, uma lei, um poder, que limita atitudes, isso faz com que a ordem seja mantida no país, estado ou outro órgão qualquer, mas não temos um governo mundial, por isso foi preciso ser criado o Incoterms, para que seja mantida uma ordem mundial, se respeitada à risca. Basicamente os Incoterms servem para lidar com compras e vendas internacionais.

A baixo segue a história e a explicação mais detalhada sobre o assunto.

Origem e História

Os Incoterms surgiram em 1936 quando a Câmara Internacional do Comércio - CCI, com sede em Paris, interpretou e consolidou as diversas formas contratuais que vinham sendo utilizadas no comércio internacional. O constante aperfeiçoamento dos processos negocial e logístico, com este último absorvendo tecnologias mais sofisticadas, fez com que os Incoterms passassem por diversas modificações ao longo dos anos, culminando com um novo conjunto de regras, conhecido atualmente como Incoterms 2000.

Para que servem?

Como disse acima, basicamente é um termo para vendas e compras com relações internacionais.

Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto-padrão de definições e determinando regras e práticas neutras, como por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro.

Enfim, os Incoterms têm esse objetivo, uma vez que se trata de regras internacionais, imparciais, de caráter uniformizador, que constituem toda a base dos negócios internacionais e objetivam promover sua harmonia. Na realidade, não impõem e sim propõem o entendimento entre vendedor e comprador, quanto às tarefas necessárias para deslocamento da mercadoria do local onde é elaborada até o local de destino final (zona de consumo): embalagem, transportes internos, licenças de exportação e de importação, movimentação em terminais, transporte e seguro internacionais etc.

Categorias dos INCOTERMS

Os INCOTERMS foram agrupados em quatro categorias por ordem crescente de obrigação do vendedor.

Na sala de aula veremos a fundo quais são estas categorias, e quais são esses Incoterms de forma mais detalhada.

Bibliografia

Grande parte do texto foi recolhido do site:

http://www.dclogisticsbrasil.com

Demais partes forem retiradas do Wikipédia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com