TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Vertical. Análise Horizontal

Seminário: Análise Vertical. Análise Horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Seminário  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Vertical

No Balanço Patrimonial, a Análise Vertical abrange cálculos de percentuais de todas as contas, podendo relacioná-las tanto com os grupos a que pertencem como com o total do Ativo do Passivo, conforme o caso.

O cálculo do percentual que cada elemento ocupa, em relação ao conjunto, é feito por meio de regra de três, em que o valor-base é igualado a 100, sendo os demais, calculados em relação a ele.

O principal objetivo da Análise Vertical é mostrar a importância de cada conta na demonstração financeira a que pertence.

A Análise Vertical pode ser feita em qualquer demonstração financeira. Entretanto, ela alcança sua plenitude quando efetuada na Demonstração do Resultado do Exercício.

A Demonstração do Resultado do Exercício inicia-se com o valor da Receita Operacional Bruta ou Receita Bruta de Vendas. A este valor são somadas outras Receitas e subtraídos Custos e Despesas, chegando-se, finalmente, ao Lucro Líquido do Exercício.

Assim, a porcentagem de participação de cada conta de Receita, Custos e Despesas tem influência direta sobre a porcentagem do Lucro Líquido.

A redução do Lucro Líquido de um período para outro pode resultar do aumento indesejado de algum item de Despesas, problemas irregulares que é facilmente observada através da Análise Vertical.

Análise Horizontal

A finalidade principal da análise horizontal é apontar a evolução de itens dos demonstrativos através dos períodos, a fim de verificar tendências. Antes de tudo para qualquer análise é preciso fazer uma padronização das contas. Depois são as diretrizes peculiares de cada tipo de análise. Por exemplo, a critério da análise horizontal, toma-se como período base, o exercício mais antigo do intervalo que se queira analisar. Nesse momento lhe é atribuído um fator de 100% que através de cálculos financeiros mostrará um percentual de aumento ou de redução em cada conta e em relação a períodos distintos

Análise Vertical / Horizontal

A Análise Vertical ou de estrutura, das Demonstrações Financeiras corresponde ao estudo das alterações das composições dos elementos patrimoniais, Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Resultado do Exercício.

A composição dos grupos patrimoniais pode indicar o perfil da empresa.

Uma empresa comercial tende a apresentar um ativo Circulante com uma participação mais acentuada diante de todo o ativo; já uma empresa industrial a participação do Imobilizado é maior no conjunto do Ativo.

Análise Vertical

A análise vertical visa demonstrar ao analista, a proporção que representa cada conta em relação ao grupo contábil em que se encontra, ou como comumente é mais utilizada, em relação ao total geral da demonstração analisada.

Para melhor entendermos esta sistemática, vamos verificar uma análise vertical

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com