TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sociedades Recolectoras Primitivismo

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.996 Palavras (12 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 12

Hivaldo Fazila da Silva Sitoe

Vania dos Santos

Stela Muianga

Pedro Vasco

Leila Boca

Tema:Primitivismo.

         

Docente: Célio Guambe

Instituto Superior de Gestão de Negócios

Data: 29.04.2016

Hivaldo Fazila Da Silva Sitoe

Leila Boca

Stela Muianga

Pedro Vasco

Vania dos Santos

Sala 03 - Laboral

Tema:Primitivismo.

         

Economia Política

Curso de Direito

Docente: Célio Guambe

Instituto Superior de Gestão de Negócios

Data: 29.04.2016

Índice

Introdução  ........................................................................................ 4

1.Primitivismo  ................................................................................. 5

1.1 As Sociedades Recolectoras

1.2 As Primeiras Conquistas do Homem  

1.3 Fabrico de Instrumentos  ........................................................... 7

1.4 Os Grandes Caçadores  .............................................................. 8

1.5 As Primeiras Sociedades Produtoras

1.6 Agricultura e Pastores ................................................................ 9

1.7 Os Progressos Técnicos

1.8 A Formação de Aldeamentos e Diferenciação Social  ............. 10

1.9 Contributos das Primeiras Civilizações  ................................... 11

Conclusão ....................................................................................... 13

Introdução

O presente trabalho aborda sobre o Primitivismo, e tem como objectivo esclarecer o mesmo dando uma alusao acerca do Primitivismo falando das sociedades recolectoras, as primeiras conquistas do Homem, as primeiras sociedades produtoras, a sua economia e a formação de aldeamentos.

Na comunidade primitiva não havia classes sociais, porque não havia propriedade privada dos meios de produção. Além disso, o trabalho e a distribuição foi feita comunitariamente.

características económicas. O homem era nômade num primeiro momento, uma vez que dependia muito da natureza e foi seguindo o curso dos rios, buscando climas mais favoráveis ​​e lugares que forneceram instalações para a produção de frutos, caça e pesca.

1-Primitivismo

Primitivismo, sob um ponto de vista antropológico,  é a crença na superioridade do estilo de vida simples das sociedades pré-industriais, ou o próprio estilo de vida dessas culturas, normalmente as africanaspré-colombianas ou da Oceânia. O uso desta palavra surge apenas no século XX, pertencendo ao âmbito das artes de vanguarda e sua crítica.

1.1-As Sociedades Recolectoras

  Os mais antigos antepassados do Homem surgiram em África há mais de 4 milhões de anos. Desde então, iniciaram uma lenta evolução biológica que deu origem ao aparecimento do Homo sapiens sapiens, há cerca de 40 000 anos – com características físicas próximas das do homem actual. No decurso deste longo processo, os hominíedeos foram adquirindo a posição vertical, uma maior capacidade craniana e a possibilidade de comunicarem pela fala; de igual modo, começaram a fabricar utensílios de pedra lascada, que foram aperfeiçoando á medida das suas necessidades; tambem dominaram o fogo.

As primeiras comunidades humanas eram  recolectoras e nómadas. O Homo sapiens, que viveu na Terra há cerca de  100 000 anos, ja teria sentido religioso manifestado nos rituais de enterramento, mas o que é admirável é o conjunto de produções artísticas deixadas pelos primeiros Homo sapiens sapiens.

1.2- As Primeiras Conquistas do Homem  

Todos os seres humanos que, hoje em dia, povoam a Terra pertencem, sob ponto de vista biológico, a ordem dos Primatas, família dos Hominídeos, genero Homo e á especie Sapiens. Contudo, as suas características biológicas são o resultado de uma longa e lenta evolução que começou em África há cerca de 8 a 10 milhões de anos.

Foi neste ambiente de savana que surgiram os nossos mais remotos antepassados: os Austrolopithecus, que ja apresentavam um certo número de características próprias dos futuros homens. Eram pequenos de estatura e deslocavam-se já na vertical- eram bípedes.

O Austrolopithecus vivia em pequenos grupos e praticava uma economia recolectora- para se alimentar, recolhia frutos silvestres  e capturava pequenos roedores. O Australopithecus desapareceu por completo há cerca de um milhão de anos.  O Homo habilis, que viveu igualmente nas savanas do leste africano. Em busca de alimentos, deslocava-se constantemente - praticava, por isso, o nomadismo. Fabricava instrumentos em pedra e em madeira  e contruiu os primeiros abrigos.

O fabrico de instrumentos, a marcha vertical e o aumento do volume do cerebro vao ser as características que permitirão a sobrevivência e a evolução ate ao homem actual.

Há cerca de 1 800 000 anos, surgiu também em Africa o  Homo erectus- que evoluiu a partir do Homo habilis. Tinha uma  maior capacidade craniana que o Homo habilis, bem como uma força fisica superior.

No entanto,  já o Homo habilis e até o Australopithecus usavam a marcha bípede e a força e habilidade das mãos para outras tarefas. Mas será com o Homo erectus que as três características  que distinguem o Homem dos restantes primatas se vão aperfeiçoar e desenvolver: verticalidade, inteligência (relacionada com o desenvolvimento do cérebro) e destreza, ou habilidade das mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com