TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assossiativismos

Por:   •  13/5/2015  •  Dissertação  •  2.762 Palavras (12 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 12

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Samanta Schultz

Simony Bíscaro

Universidade Paulista – UNIP

simonybiscaro@gmail.com

RESUMO

Existem vários métodos de recrutamento e seleção de pessoal, cada organização procura a que mais se encaixa em seu perfil. Estes métodos estão apresentados neste trabalho em forma de uma revisão de literatura com o intuito de entender a aplicabilidade de cada uma delas, sempre ressaltando a importância do processo de recrutamento e seleção para o sucesso da organização. Apesar de não existir uma formação especifica para a área de recrutamento e seleção, que na maioria das vezes é uma tarefa executada pelos profissionais da área de Recursos Humanos, Psicologia, Administração ou até mesmo Pedagogia. Os objetivos organizacionais só podem ser atingidos através de pessoas, por isso o processo de recrutamento e seleção é de tamanha importância. Pode-se dizer que o sucesso do processo de recrutamento e seleção é também o sucesso da empresa. Obtém-se o sucesso neste processo quando se encontra a pessoa que mais se encaixa nas necessidades do cargo, isso garante um alto nível de rendimento da organização, o que é na verdade o objetivo de qualquer empresa. Este trabalho deve ser feito de forma muito bem planejada, trabalhada e organizada, para se atingir índices de satisfação é preciso ter estratégia. Saber onde buscar a mão de obra necessária. Devem-se traçar objetivos á longo prazo, para não prejudicar o futuro a organização.

  1.   INTRODUÇÃO

Conforme afirma Chiavenato (2009), a área de Recursos Humanos, também conhecida como ARH, tem sido cada vez mais importante dentro das organizações, pois seu trabalho vai além do recrutar e selecionar, seu trabalho consiste no planejamento, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal. A ARH deve fazer uma ponte entre os interesses e metas pessoais de seus colaboradores e os interesses e metas da organização.

De acordo com Chiavenato (2004), o departamento de Recursos Humanos constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Assim como também é responsável por administrar os comportamentos internos com o objetivo de conduzir os colaboradores na direção dos objetivos e metas da organização. 

A Gestão de Pessoas é um conjunto integrado, formado por varias pessoas de especialidades diferentes e gestores, desenvolvendo, agregando, monitorando, recompensando, de modo que proporcione a organização competências e competitividade (CHIAVENATO, 2010, p.9).

Gestão de Pessoas é a área que integra processos de modo a descobrir e formar novos talentos, zela pelo capital humano da empresa, que é na verdade a alma da organização. Para que uma empresa seja realmente bem sucedida é preciso que a gestão de pessoas aja de maneira ajudar o administrador a planejar, organizar, dirigir e controlar. E com sua equipe de gestão de pessoas agindo de modo atuante a organização alcança suas metas e objetivos (CHIAVENATO, 2010, p.9).

E de acordo com Chiavenato (2009), o Processo de Recrutamento começa quando a ordem de serviço denominada requisição de pessoal chega até as mãos da área de recursos humanos, o processo de recrutamento é uma função de staff, o que quer dizer que suas providencias dependem de uma decisão de linha, ou seja, o gestor de determinado departamento é que vai enviar a requisição de pessoal quando for necessário.

Chiavenato (2009), também mostra que existem duas formas de recrutamento: o Recrutamento  Interno e o Recrutamento Externo. O Recrutamento Interno consiste em remanejar seus funcionários, de forma a dar uma promoção (movimentação vertical), transferência (movimentação horizontal), ou ainda transferência com promoção e o externo (movimentação diagonal), o recrutamento interno baseia-se em dados e informações relacionadas a avaliação de desempenho. O recrutamento interno é mais trabalhoso porem trás mais motivação para que seus colaboradores trabalhem com dedicação, para que possam crescer dentro da empresa. O recrutamento interno não é indicado quando a vaga aberta em questão corresponde a inicio de carreira, vagas de base, para esse tipo de vaga é indicado o Recrutamento Externo que consiste em ofertar a vaga no mercado de trabalho, ou seja, fora da organização, trazendo assim pessoas novas para dentro da empresa.

Segundo Pontes (2001), o recrutamento interno traz para a organização uma série de vantagens, a considerada mais importante é a politica de valorização dos profissionais internamente, há a elevação da moral interna, outra vantagem é o tempo de ambientação do empregado é menor em relação ao do contratado externamente. Porém o recrutamento externo também tem suas vantagens, como a de possibilitar um gás novo para a empresa, trás também a renovação de ideias.

Afirma Chiavenato (2009), que o recrutamento interno pode gerar conflitos de interesses, pois, ao oferecer oportunidades de crescimento, cria uma atitude negativa nos funcionários que não estão envolvidos. O externo também tem suas desvantagens, como o fato de ser mais demorado e de custo mais alto, e há principio é menos seguro que o recrutamento interno.

França (2007), acredita que os gestores devem avaliar bem as vantagens e desvantagens de cada processo de recrutamento antes de optarem por um ou outro, pois existem vantagens e desvantagens em cada método, e cabe a organização decidir qual melhor se encaixa no seu perfil.

Falando em vantagens e desvantagens, França (2007), observa que as vantagens do Recrutamento Interno são: Aproveita melhor o potencial humano da organização; Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários; Incentiva a permanência do funcionário e a sua fidelidade; Não requer socialização organizacional de novos membros; Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo. E do Recrutamento Externo são: Introduz sangue novo na organização; Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e habilidades; Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações; Incentiva a interação da organização com o mercado de Recursos Humanos. As desvantagens do Recrutamento Interno são:  Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas; Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual; Mantém e conserva a cultura organizacional existente; Funciona como um sistema fechado de reciclagem continua.  E so Recrutamento Externo são: Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização; Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos; Requer a aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos externos. Isto significa custos operacionais; Exige esquema de socialização organizacional para os novos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com