TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula de windows

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DOS GUARARAPES

BRUNA VITÓRIA DA S. SOUZA

DEYVISON KERVEN S. NASCIMENTO

DVERSON ANDRÉ

WINDOWS VERSUS LINUX

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PERNAMBUCO

2015

BRUNA VITÓRIA DA S. SOUZA

DEYVISON KERVEN S. NASCIMENTO

DVERSON ANDRÉ

WINDOWS VERSUS LINUX

[pic 1]

[pic 2]

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PERNAMBUCO

2015

RESUMO

Sistema Operacional é o software responsável pelo controle do computador e dos seus periféricos de entrada e saída. Interliga o usuário e o hardware através de uma interface gráfica e tem a responsabilidade de fazer tudo funcionar perfeitamente.

Palavra(s) chave: Sistema Operacional

ABSTRACT

Operating system is responsible for the control of the computer and its input and output peripherals software. Connects the user and the hardware through a graphical interface and has the responsibility to make everything work perfectly.

Keywords: Operating system

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A facilidade que novas tecnologias desenvolvidas trazem para uma pessoa é indiscutível. Na área de sistemas operacionais não é diferente, a busca por um sistema que atenda às suas necessidades é constante e pode ser um objetivo alcançado pelos esses novos sistemas e melhorias desenvolvidas, que nos inclui em um mundo mais prático, rápido e fácil.

LINUX

Linux é o núcleo do sistema operacional que permite a comunicação entre dispositivos de entrada/saída e aplicativos diversos. Dependente de uma série de ferramentas para seu bom funcionamento, a começar pelo compilador do código fonte, sendo assim, o coração do sistema. Os softwares responsáveis por essa comunicação foram desenvolvidos pela fundação GNU, criada por Richard Stallman, por isso é mais correto chamarmos de GNU/Linux e não apenas Linux. O Linux possui várias distribuições. Uma distribuição nada mais é que um kernel acrescido de programas escolhidos pela equipe que a desenvolve. Cada distribuição possui suas particularidades, tais como forma de se instalar um pacote (ou software), interface de instalação do sistema operacional em si, interface gráfica e etc., resta ao usuário definir que distribuição atende melhor suas necessidades. Uma vez escolhida a distribuição que o usuário utilizará, o próximo passo é fazer o download de uma imagem ISO para a instalação em seu computador. É recomendável optar por uma distribuição popular, testada e na qual você encontrará documentação abundante na internet, caso precise de ajuda. A seguir teremos uma lista de distribuições do sistema operacional GNU/Linux:

Ubuntu: Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Baseada no Debian, diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente.

Debian: Debian é uma das distribuições mais antigas. Serviu de base para a criação de diversas outras distribuições, tais como Ubuntu e Kurumin. Como suas características de maior destaque podemos citar:

  • Sistema de empacotamento .deb;
  • Apt-get, que é um sistema de gerenciamento de pacotes instalados mais práticos dentre os existentes (se não o mais!);
  • Sua versão estável é exaustivamente testada, o que o torna ideal para servidor (segurança e estabilidade);
  • Possui um dos maiores repositórios de pacotes dentre as distros (programas pré-compilados disponíveis para se instalar).

Slackware: Slackware, ao lado de Debian e Red Hat, é uma das distribuições "pai" de todas as outras e tem como características a leveza, a simplicidade, a estabilidade e a segurança. Embora seja considerada uma distribuição difícil de se usar, voltada para usuário expert ou hacker, possui um sistema de gerenciamento de pacotes simples, assim como sua interface de instalação, que é uma das poucas que continua em modo-texto.

Kurumin: Idealizada por Carlos Morimoto, Kurumin foi uma das distribuições mais usadas em território nacional. Baseada no Knoppix, que veio do Debian, se destacou por ser um desktop fácil de se instalar e de se usar. Sua característica mais marcante são os ícones mágicos, que transformam tarefas relativamente complexas (hoje nem tanto) como configurar um modem ou instalar um codec de vídeo numa experiência NNF (next, next, finish), como no Windows.

Fedora: Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições que existem. Ele conta com um ciclo de desenvolvimento rápido. A cada seis meses, em média, um novo Fedora é liberado pelo Fedora Project para a comunidade. A própria comunidade em si é uma das mais ativas da internet e o Fedora conta com uma farta ajuda online, mesmo sem oferecer o suporte técnico direto da Red Hat.

Linux Mint: A proposta do Linux Mint é ser uma distribuição de desktop com visual elegante, amigável, confortável de usar e bem atualizada. A distribuição foi lançada inicialmente como uma variante do Ubuntu que contava com os codecs de mídia já na instalação. O fundador, líder e principal desenvolvedor da distribuição se chama Clement Lefebvre, ele iniciou usando Linux em 1996 (Slackware) e vive na Irlanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com