TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

Por:   •  16/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

1) O que é ciência?

Entende-se por ciência a atividade científica em geral. A ciência nem sempre é usada com um único significado e faz parte de uma cultura dos povos modernos. Sendo considerada como conhecimento, tem forte relação com métodos e técnicas de descoberta, e com fatores sociais e psicológicos. Na ciência o cientista recorre aos fatos reais para se equipar com conhecimento. A elaboração desse conhecimento produz teorias. Por sua vez, essas teorias são submetidas novamente à realidade para se conferir sua validade.

É entendida também por um senso comum, pela atividade científica em geral, o que na verdade podemos dizer que ela se aplica a três tipos de ciências: Ciências Abstratas (Lógica e Matemática), Ciências Humanas (psicologia, Sociologia, História...) e Ciências Biológicas (Biologia, Física, Astronomia...).

2) Diferença entre a ciência e as outras artes do saber.

O conhecimento científico é crítico, busca através de uma série de testes provas sobre um fato ou uma ação ser ou não verdadeira, como é o exemplo de um copo de cristal, que através de um golpe suficientemente forte pode esmiuçá-lo.

A ciência visa organizar e transmitir conhecimento ao seu interlocutor, procura descobrir como a natureza "funciona", considerando, principalmente, as relações de causa e efeito.

O senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia, tem base em histórias contadas, como podemos citar a frase “comer manga e beber leite pode vir a morrer”.

A arte é uma interpretação da vida, vinculada a fatores religiosos, sociais e simbólicos, interpretações nas quais são em formatos não só de desenhos, mas de outros fatores que compõe a sua arte em geral.

A filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. É a atividade racional voltada à discussão e à explicação intelectualizada das coisas que nos circulam, perguntando o quê? o por quê? para quê? como? e quando?.

A mitologia é uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum, sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa. Não há religião sem mitos, mas podem existir mitos que não participem de uma religião.

A religião engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo metafísico, ou seja, de além do mundo físico.

3) Segundo o texto de Richard Dawkins, cite e explique quais são os maus critérios para se afirmar com certeza algo sobre a realidade. De exemplos, inclusive exemplos históricos da ciência, tratados em sala de aula.

Os maus critérios para se acreditar em algo são três: tradição, autoridade e revelação.

A tradição tem um contato direto com as crenças. Tais crenças variam de acordo com cada cultura e costume religioso, sem provas concretas, tudo é baseado em, livros, tradições passadas de seus pais e avós e assim por diante, as pessoas acreditam em coisas simplesmente porque outras pessoas acreditaram nesses mesmas coisas ao longo do tempo.

A autoridade enquanto razão para crer em algo significa acreditar, pois alguém importante ordenou que você acreditasse. Como exemplo na igreja católica romana, temos o papa como autoridade máxima, e as pessoas acreditam no que ele decidir estar certo.

Quando pessoas religiosas têm uma simples sensação de que algo deve ser verdade, mesmo que não haja provas de que o seja, eles chamam sua sensação de revelação.

Pessoas acreditam em coisas bem diferentes, porque diferentes coisas lhes foram ensinadas quando eram crianças. Coisas diferentes são ditas para crianças muçulmanas e cristãs, e ambas crescem totalmente convencidas de que estão certas e as outras erradas.

4) O que você entende pelo quadro da página 40? Explique e fundamente tal divisão.

As ciências são divididas e Ciências Factuais e Ciências Abstratas, tais ciências tem suas divisões nas áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com