TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição do bloco econômico APEC

Artigo: Definição do bloco econômico APEC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

DEFINIÇÃO DO BLOCO ECONÔMICO

A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, em português, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) surgiu em 1989 na Austrália primeiramente como um fórum de discussão entre os países da ASEAN (Association of the SouthEast Asian Nations). E em 1993 foi consolidado oficialmente como bloco econômico na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América) quando os países membros se comprometeram a transformar o Pacífico em uma área de livre comércio.

A APEC ainda está em fase de implantação, porém é atualmente um dos maiores e principais blocos econômicos do mundo, que proporciona o crescimento econômico, a cooperação, o comércio e o investimento na região Ásia-Pacífico. E estima-se que até 2020 será o maior bloco econômico do mundo.

3. PAÍSES MEMBROS

Integram esse bloco econômico os seguintes países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos da América e Vietnã.

Os países membros englobam quase metade da população mundial (cerca de 3 bilhões de pessoas) e seu PIB é de aproximadamente US$19 trilhões (60% do PIB mundial).

A APEC possui países muito distintos referentes á economia, política e cultura. Integram esse bloco países subdesenvolvidos e desenvolvidos juntos com a maior potência mundial (China e Japão). Para os Estados Unidos da América é muito vantajosa a área de livre comércio, pois os principais produtos importados são primários e matéria prima e exportados são os produtos industrializados. Porém, é importante ressaltar que para países subdesenvolvidos a vantagem não é significativa, já que a exportação aumenta, mas ainda dependem da economia de países desenvolvidos.

A China é considerada o país locomotivo do crescimento, pois tem o maior percentual de crescimento entre os países membros (7,8%). Posteriormente, o Vietnã e a Tailândia que apresentam crescimentos notórios, seguidos pelos EUA e Japão.

A “economia do conhecimento” é a explicação do crescimento dos países, segundo estudos, quanto maior é o progresso do país em setores do conhecimento, ou seja, informática, comunicações e pesquisa, maiores sãos os índices econômicos gerais e mais garantido será o crescimento. Um dos exemplos é a Rússia dique apresentou crescimento de 6%.

4. HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO

5. OBJETIVOS

6. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

A APEC é dividida em quatro grupos ou comitês, cada um responsável por determinada seção que ajudam a fiscalizar a implementação e cumprimento das metas:

• BMC: órgão responsável pela pelos orçamentos e administração do bloco.

• CTI: órgão que comanda os investimentos, regularização a facilitação e liberalização dos investimentos e do comércio

• EC: órgão responsável pela parte de pesquisa e desenvolvimento da economia.

• ESC: órgão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com