TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Sobre Macrombiente

Por:   •  24/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 6

1.1 A análise do ambiente de marketing é indispensável para qualquer empresa que esteja à procura de uma vantagem competitiva no mercado. Vale ressaltar que o estudo do macroambiente procura adaptação e competitividade e é uma ferramenta fundamental para a organização. O macroambiente compõe o cenário no qual a organização está inserida e as variáveis relacionadas a este ambiente, devem ter uma atenção especial na procura por diferenciais.

O macro ambiente está em constante mudança devido às forças externas que o regem. Em função destas forças, uma série de tendências pode surgir, como por exemplo: variáveis políticas, culturais, económicas , etc. E por estes motivos os profissionais de marketing devem estar atentos às mesmas para tentar se antecipar e ampliar o seu diferencial competitivo.

- Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados e muitas vezes estão relacionadas ao público-alvo da organização.[pic 1]

Relativamente à educação, ignorando o declive de licenciaturas (que ocorreu devido ao tratado de bolonha e fez com que estas se dividissem em licenciatura, mestrados e mestrados integrados) podemos observar um crescimento na educação superior, principalmente a partir de 2016. Estes números mais acentuados podem fazer com que as empresas assumam tais níveis de educação mais elevados como garantia de competência profissional, o que levará a um declinio de contratação de pessas que não possuem educação superior, no entanto é possível que este comportamento eleve a qualidade dos bens e serviços fornecidos pelas organizações.

Desde que a população portuguesa atingiu os 10 milhões de habitantes permaneceu relativamente consistente, com a primeira mudança demográfica significante ocorrendo no ano de 2000, onde o grupo etário de 65 ou mais, ultrapassou o grupo etário de 0-14 anos, esta tendência continuou ao longo dos anos, agravando-se a situação do envelhecimento demográfico. Algo que obviamente teve e continua a ter um efeito sobre a sociedade e a economia, pois, os grupos etários mais velhos possuem comportamentos de compra diferentes das populações mais jovens, com um nível de adaptação tecnológico inferior, capacidades físicas e mentais mais frágeis, um facto que as empresas têm de ter em conta durante o desenvolvimento de estratégias para poderem alcançar este mercado-alvo.[pic 2]


- Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor. [pic 3]

Como podemos deduzir a partir do gráfico, a economia portuguesa é frágil, e encontra-se dependente da economia global e em situações de recessões globais como por exemplo a recessão de 1973-1975 e a Grande Recessão que tiveram um impacto significativo não só na economia portuguesa. Com base destas tendências podemos inferir que, com a continuação da pandemia, é provável que cheguemos a um estado semelhante ao das recessões previamente referidas.


- Ambiente Natural: É o conjunto de circunstâncias ou condições em que a nossa sociedade existe, inclui fatores como o nível de poluição, a taxa de urbanização que afetam a qualidade de vida das pessoas que habitam a região estudada. Inclui também os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.  

- Ambiente Tecnológico: Conjunto de técnicas, habilidades e métodos necessários para produzir, desenvolver e realizar qualquer bem ou serviço ou atingir qualquer outro objetivo. Inclui também o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem a atingir tais objetivos.

A tecnologia tem sido uma grande aliada de muitos negócios durante esta pandemia, inclusive, segundo a revista cargo (R. (2020, novembro 13), o e-commerce subiu em 57% desde o início da pandemia. Com o receio de sair à rua, as compras online tornaram-se uma parte integral do quotidiano de muitos portugueses, especialmente nas gerações mais jovens, observando-se um aumento de 70% de compras online para jovens entre os 18 e os 24 anos, contrariamente ao crescimento de 47% relativamente às faixas etárias superiores aos 55 anos.

Como podemos verificar, desde o grande investimento em 2005, as empresas não têm investido tanto, pois já estão melhor preparadas para ajudar o ambiente precisando assim apenas de manter a manutenção dos seus equipamentos. [pic 4]

[pic 5]

Neste gráfico podemos reparar que mesmo depois do investimento diminuir, as emissões tóxicas continuam a diminuir rapidamente, o único que apresenta uma grande ascensão são os hidrofluorcarbonetos pois vieram substituir os clorofluorcarbonetos (CFC’s), que destroem a camada de ozono. Apesar destes investimentos apresentarem gastos para a empresa, devemos também relembrar que, não só existem metas a cumprir, como também estas melhorias e preocupações atraem mais clientes, trazendo assim mais lucros às empresas

- Ambiente Político: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

- Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as perceções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

A cultura de um país é bastante importante, mas mesmo os eventos mais populares em Portugal, como por exemplo os jogos de futebol e os festivais de verão, como demonstrado pelo site TimeOut (Almeida, S. (2020, maio 8). No entanto, o Natal é uma tradição de grande importância na vida de muitos, se não todos, os portugueses devido aos seus valores ligados à família e amigos, por isso mesmo que as viagens de férias natalícias tenham vindo a diminuir nestes últimos anos, as compras de natal têm sempre vindo a aumentar as receitas dos vendedores nos meses de novembro e dezembro, apesar de ser demasiado cedo para comparar o natal deste ano com os de anteriores, é seguro dizer que, comparando com o resto de 2020, este dezembro terá o maior número de compras por parte das famílias, tanto online como em lojas físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (647 Kb)   docx (669.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com