TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura das demonstrações financeiras

Relatório de pesquisa: Estrutura das demonstrações financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura das Demonstrações Financeiras.

Passo 2 – Escrever um resumo da reunião da equipe abordando os pontos mais importantes.

A análise dos demonstrativos contábeis é o exame de laboratório da saúde econômica financeira e patrimonial da sociedade. É um diagnóstico bem estruturado da situação do patrimônio. É uma maneira de transformar os dados das peças contábeis em valores relativos, tornando-os mais fáceis de serem comparados com outras empresas ou mesmo com o mercado.

A análise das peças contábeis é de grande importância na tomada de decisão gerencial, bem como servirá de balizamento para credores e investidores, muito mais pela interpretação dos indicadores resultantes ou aplicações de formulas matemáticas que pelos números resultantes dessas contas.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que reflete a posição financeira e econômica da empresa, tem por finalidade demonstrara a situaçãoestática do patrimônio, quais são os bens, direitos e obrigações da sociedade numa determinada data.

Os recursos são originários do Passivo e do Patrimônio Líquido, sobretudo quando atribuídos a recursos de terceiros em curto prazo e em longo prazo, assim como os recursos advindos especialmente do capital social, quando da constituição da empresa ou aumento deste, e dos lucros apurados no período. As aplicações dos recursos são distribuídas no Ativo, tanto no circulante quanto no permanente, sendo este ultimo normalmente oriundo dos recursos de terceiros obtidos em longo prazo.

Demonstração do Resultado do Exercício

Tem como finalidade, além de evidenciar o resultado do exercício (lucro ou prejuízo), demonstrar a origem dos recursos próprios que são aplicados na empresa (receitas), assim como todos os gastos (custos e despesas), envolvidos na geração da riqueza da entidade.

A análise extraída dessa demonstração irá auxiliar os usuários da contabilidade na tomada de decisão.

Para a elaboração essa demonstração ao regime contábil utilizado e da “Competência”, que determina que as receitas e despesas são apropriadas ao período de apuração em função de sua inocorrência (fato gerador), independentemente de terem sido recebidas (receita), ou pagas (despesas), dentro do período da apuração.

Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido

Essa demonstração evidencia claramente o fluxo de valores de uma conta para outra dentro do Patrimônio Líquido, indicando a origem e o destino dos montantes das variações das contas dele pertencentes. Essa análise deverá contemplar no mínimo dois períodos ou exercícios financeiros, para a observação das variações das contas pertencentes ao Patrimônio Líquido.

É parte intrigante da estrutura da DMPL a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos acumulados, (DMLP), porém, poderá ser elaborada de forma separada da DMPL substituindo-a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com