TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas das demonstrações financeiras

Artigo: Estruturas das demonstrações financeiras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ATIVO

Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.

O Balanço mostra qual é o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar seus ativos. O Balanço também mostra como os recursos serão distribuídos dentro do Ativo e, de forma muito genérica, em quanto tempo tais recursos irão ser recuperados ou novamente transformados em dinheiro.

Circulante: Ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo máximo de 1 ano a partir da data do Balanço. Principais contas: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoques.

Realizável Longo Prazo: Ativos que serão recebidos ou realizados após 1 ano. Principais contas: Créditos de Coligado-Controladas.

Permanente: Ativos de uso e utilização nas atividades da empresa e cuja realização é lenta e demorada. A principio, estes ativos não estão disponíveis para venda. Principais contas: Investimentos em Coligadas e Controladas, Imobilizado (Máquinas, Equipamentos, Veículos, Móveis, Terrenos, Edifícios, etc.). Cada um dos 3 grupos do Ativo definem prazos diferentes para a realização de cada Ativo. Realizar um ativo significa transforma-lo em dinheiro

PASSIVO

O passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. O passivo é a coluna da direita num Balanço Patrimonial. Um exemplo de ativo é uma conta a receber, e passiva seria uma conta a pagar.

Cada um dos 3 grupos do Passivo definem prazos diferentes para o pagamento das dividas. Para efeito de análise, o Passivo se divide essencialmente em: Recursos de Terceiros (que são dividas efetivas) e Recursos Próprios (que são recursos que pertencem aos sócios, mas que são utilizados pela empresa).

Circulante: Dividas que a empresa deve pagar no prazo máximo de 1 ano a partir da data do Balanço. Principais contas: Fornecedores, Salários e Encargos, Impostos a Pagar, Empréstimos Bancários, Contas a Pagar, Adiantamentos de clientes e Imposto de Renda.

Exigível Longo Prazo: Dívidas que a empresa deve pagar a partir de 1 ano. Principais contas: Financiamentos, Impostos Parcelados, Dívidas de Concordata.

Patrimônio Liquido: Recursos que são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio. Principais contas: Capital Social Reserva de Capital, Reservas de Lucros e Lucros Acumulados.

DEMONTRAÇÃO DE RESULTADO

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

A informação importante da Demonstração é, sem dúvida, o resultado final. Quanto maior os lucros que uma empresa puder obter, maior é sua capacidade de investir em seus ativos, utilizando seus recursos próprios. Muitas empresas não conseguem sobreviver ou expandir suas atividades exatamente porque geram lucros muito baixos ou até prejuízos.

Podemos dividir as demonstrações financeiras da seguinte forma:

A. Demonstrações Financeiras Primárias: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado;

B. Demonstrações Financeiras Secundárias: principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos;

C. Métodos de Análise: Horizontal e Vertical; e

D. Índices: grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária)

CAPITAL DE GIRO

Capital de Giro é um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a entidade (negócio, organização ou outra entidade qualquer, incluindo entidades públicas).

É uma importante ferramenta para tomada de decisões, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos.

CAPITAL DE TERCEIRO

Recursos de terceiros são as dívidas de curto e longo prazo mostradas no Passivo (Circulante Exigível).

Recursos Naturais ou Operacionais: São aqueles provenientes da atividade normal e operacional da empresa.

Exemplos: fornecedores (todos concedem um prazo para pagamento), salários, encargos sociais e impostos apagar (a lei e o Governo concedem um prazo para recolhimento ou pagamento), conta a pagar (luz, água, etc. Que sempre são enviadas com prazo para pagamento).

Recursos Não Operacionais: São recursos adicionais que a empresa busca para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas, uma vez que suas fontes naturais não foram suficientes para fazê-lo. Os exemplos mais comuns são: empréstimos ou financiamentos bancários, empréstimos de coligadas ou sócias, atrasos ou parcelamento de impostos ou de outras dívidas

LIQUIDEZ

Liquidez refere-se à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa. Ouro é um ativo relativamente líquido; uma instalação fabril não o é. Na realidade, a liquidez possui duas dimensões: facilidade de conversão versus perda de valor. Qualquer ativo pode ser convertido em caixa rapidamente, desde que se reduza suficientemente o preço.

CAPITAL PRÓPRIO

É representado pelo Patrimônio Líquido. São recursos que pertencemos sócios e que estão sendo utilizados na empresa. O Patrimônio Líquido representa apenas o registro dos recursos. Estes recursos, em verdade, estão sendo utilizados no ATIVO. Os recursos são fornecidos pelos sócios (capital social), mas nem todo o valor do capital é necessariamente recursos que os sócios integralizam. O capital pode ser aumentado com a Correção Monetária e com os lucros.

ESTRUTURA DE CAPITAL

Entende-se por estrutura de capital a relação entre os volumes de fontes e aplicações de recursos. Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com