TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulação de problemas de programação linear

Tese: Formulação de problemas de programação linear. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  349 Visualizações

As variáveis controladas ou variáveis de decisão são x1 e x2. A função objetivo ou função de eficiência mede o desempenho do sistema, no caso a

capacidade de gerar lucro, para cada solução apresentada. O objetivo é maximizar o lucro. As restrições garantem que essas solução estão de acordo com as limitações técnicas impostas pelo sistema.

2. Formulação de problemas de programação linear

A construção do modelo matemático, no caso um modelo linear, é a parte menos simples de nosso estudo. A seguir, em modelando um problema de programação linear, está indicado uma das formas

recomendadas de montar a estrutura de solução do problema.

Modelando um problema de programação linear

• Quais são as variáveis de decisão?

Aqui o trabalho consiste em explicitar as decisões que dever ser tomadas e representar as possíveis decisões através de variáveis chamadas variáveis de

decisão. Se o problema é de programação de produção, as variáveis de decisão são as quantidades a produzir no período; se for um problema de programação de investimento, as variáveis vão representar as decisões de investimento, e em que período.

• Qual o objetivo?

Aqui devemos identificar o objetivo da tomada de decisão. Eles aparecem geralmente na forma de maximização de lucros ou receitas, minimização de custos, perdas, etc.

A função objetivo é a expressão que calcula o valor do objetivo (lucro, custo, receita, perda, etc.), em função das variáveis de decisão.

• Quais as restrições?

Cada restrição imposta na descrição do sistema deve ser expressa como uma relação linear (igualdade ou desigualdade), montadas com as variáveis de decisão.

Exemplo 2

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com