TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

G-20

Artigo: G-20. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

G-20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19(entao por que G-20?) maiores economias do mundo mais a União Europeia(por isso). Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. 

objetivos

Visa favorecer a negociação internacional

Analisa as situações e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas a economia

Eliminação de restrições no movimento de capital internacional

Desregularão

Condições de mercado de trabalho flexíveis;

Privatização

Garantia de direitos de propriedade intelectual e de outros direitos de propriedade privados

relevancia

Depois da  reunião de 2008, em Washington, e por causa da crise econômica, em 25 de setembro de 2009, o G-20 se tornou o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, meio que fazendo o G8 ficar obsoleto.

membros

África do Sul - Alemanha - Arábia Saudita - Argentina - Austrália - Brasil - Canadá - China - Coreia do Sul - Estados Unidos - França - Índia - Indonésia - Itália - Japão - México - Reino Unido - Rússia - Turquia - Países membros da União Europeia

Reunião de novembro de 2010 em Seul

A reunião de cúpula do G-20 em Seul, nos dias 11 e 12 de novembro de 2010, teve como tema a guerra cambial que afeta o comércio internacional, em razão da desvalorização do dólar, com a consequente valorização das moedas de outros países, o que torna os produtos desses países mais caros no mercado global e, portanto, menos competitivos.

No final do encontro, os líderes do grupo dos 20 emitiram uma declaração, comprometendo-se a evitar desvalorizações competitivas de moedas e a fortalecer a cooperação internacional, visando reduzir os desequilíbrios globais.

Analistas avaliaram o comunicado do G20 apenas como uma declaração de intenções, sem indicação de medidas concretas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com