TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLAÇÃO

Tese: INFLAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 – INFLAÇÃO

• A inflação é uma alta persistente e generalizada dos preços. Provocada pelo desequilíbrio entre oferta e demanda, pelo excesso de moeda ou por gastos públicos elevados, entre outras causas, ela provoca perda do poder de compra e reduz a eficiência da economia. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, Segundo a Revista Economia..A expectativa de inflação da autoridade monetária está alinhada com o que pensa o mercado financeiro para este ano, visto que os analistas dos bancos estimam um IPCA de 5,86% para 2013. Para o ano que vem, a previsão do mercado (5,8%) ainda é mais alta que a da autoridade monetária.

Se todos os preços (bens, serviços, salários, lucros etc.) aumentassem uniformemente, não haveria problemas. O problema é que a inflação mexe nos preços relativos, e assim, dá ganhos para alguns e perdas para outros.

Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada.

2.2 – TAXA DE JUROS

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro activa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira . A taxa de juros pode ser definida como o preço do uso do dinheiro para um determinado período de tempo. Porém, enquanto a taxa de juros for um preço, seu impacto na economia não é limitado para o seu próprio mercado.

Primeiro, as taxas de juros praticadas no Brasil estão muito altas em comparação com aquelas praticadas no mercado internacional. Inclusive, dados mostram que uma aplicação no Brasil rende, em termos reais, 11 vezes mais do que uma aplicação no mercado internacional. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo: Os economistas do mercado financeiro mantiveram, na semana passada, a previsão de que os juros básicos da economia, atualmente em 8,5% ao ano, serão elevados para 9% ao ano na próxima quarta-feira (28) - quando termina a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Se confirmado, será o quarto aumento consecutivo nos juros, que começaram a avançar em abril deste ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com