TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Tese: Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

Este trabalho foi realizado com intuito de demostrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações.

Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

A economia tem como conceito ser: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia onde:

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços , e ao comercio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas , que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças.

Há variáveis que influenciam as mesmas dentre as quais podemos destacar:

A inflação consiste em um aumento persistente e generalizado no valor dos preços, ou seja, é quando o nível dos preços sobem, enquanto a moeda se desvaloriza. São três as fontes da inflação: os custos, a demanda e a inércia inflacionária, provocadas pelo aumento nos custos de produção; elevação na procura de bens e/ou serviços; e mecanismos de indexação da economia, respectivamente. Tendo diversas consequências, como por exemplo, a redução nos investimentos e má distribuição da renda.

Podemos ver sua influencia na economia através da mídia como na reportagem a seguir do Portal A Gazeta Do Povo A inflação alta já afeta o padrão de consumo das famílias. O avanço médio de 6,5% nos preços nos últimos 12 meses encerrados em maio, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, apertou o orçamento.

O primeiro sinal de que os preços e o endividamento estão comprometendo a renda veio com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. O consumo das famílias, principal motor da economia brasileira nos últimos dois anos ficou estagnado, com variação de apenas 0,1% em relação ao último trimestre de 2012. Os brasileiros voltaram a pesquisar preços com mais afinco, cortar gastos com lazer e adiar compras de bens duráveis.

Temos também a Taxa de Juros que na economia possui o conceito deque juro diz respeito à importância cobrada pelo empréstimo de dinheiro, em quanto taxa seria a tarifa, o preço cobrado pelo direito de usufruir desse empréstimo, até o dia do pagamento. Assim sendo, taxa de juros indica qual a percentagem a qual se investe um capital em um determinado período de tempo. É muito influente na margem líquida da empresa, pois encarece o crédito e o financiamento dos consumidores e das empresas. Podendo ser calculado de duas formas:

- juro simples: tem haver com o montante gerado a partir do capital inicial. Será igual em todos os períodos do investimento, desde que sejam respeitadas a taxa e o prazo;

- juro composto: neste, ocorre a capitalização dos juros. Sempre que se vence um período do investimento, os juros obtidos são repostos e cumulados ao capital principal.

Podemos verificar sua influência através da mídia como na reportagem abaixo do Portal Veja

Inflação afeta renda e dificulta queda da inadimplência

A inadimplência do consumidor desacelerou em ritmo lento nos últimos meses devido aos efeitos do aumento da inflação na renda das famílias, especialmente as mais pobres. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com