TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Resenha: Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Resenha  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  142 Visualizações

Inflação supera previsões desde 2010; sob Dilma, BC erra mais que mercado

Por Dinheiro Público & Cia

Danielle Brantt

20/10/14 11:15

A inflação anual supera as previsões do Banco Central e dos analistas de mercado desde 2010. No governo Dilma Rousseff, os erros dos cálculos oficiais superam os dos bancos e consultorias privadas.

O gráfico abaixo compara as estimativas para o IPCA, índice de preços que serve de referência para as metas do governo. As projeções são de setembro, data do mais recente relatório do BC, do ano anterior

A política de controle inflacionário começou a ser afrouxada há quatro anos, quando a administração petista acelerou gastos públicos enquanto se empenhava na eleição de Dilma.

A partir daí, houve clara perda de credibilidade do BC: antes, as projeções da instituição eram seguidas de perto pelo mercado e não se distanciavam da meta de 4,5%, como mostravam as pesquisas semanais realizadas com cerca de cem analistas.

No regime de metas de inflação, é fundamental a confiança de empresários e consumidores no cumprimento do objetivo fixado: preços e salários são negociados a partir dessa perspectiva.

Depois que o BC de Dilma decidiu não cumprir a meta, para não ter de elevar juros e sacrificar ainda mais a economia, as projeções perderam solidez e a política econômica perdeu eficácia -tanto que a inflação se manteve alta mesmo com a alta dos juros de 7,25% para 11% ao ano.

As projeções também mostram trajetória de elevação. Para 2015, elas variam em torno de 6,3%.

...