TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Por:   •  14/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

O Plano Real, talvez a mais importante conquista social desde a redemocratização do Brasil, completou duas décadas de vida, com direito a uma merecida homenagem a FHC no Congresso. A inflação é, sem dúvida, o imposto mais perverso que existe, pois disfarçado e prejudicial especialmente aos mais pobres.

Reconhecer os méritos de FHC, responsável por montar a equipe que criou o plano, é o mínimo que o país podia fazer. Duro mesmo foi escutar os petistas alegando que “salvaram” o Plano Real, e que a inflação era maior em 2002, último ano do mandato de FHC, do que é hoje.

A cara de pau do PT não tem limites mesmo. A inflação disparou em 2002 por conta do risco Lula, uma vez que todos estavam apavorados com a possibilidade da chegada do PT ao poder e com o que isso representava – principalmente antes de Lula assinar a Carta ao Povo Brasileiro, rejeitando décadas de pregação socialista do partido.

Durante a gestão do PT, a inflação tem ficado perto de 6% ao ano, já por uma década, ou seja, muito acima da meta de 4,5%, elevada para padrões internacionais. O PT pode não ter (ainda) destruído de vez a meta de inflação, herança positiva da era FHC. Mas a tendência é esta, ainda mais quando lembramos dos preços administrados que se encontram congelados para maquiar o resultado final.

O PT tenta, portanto, rescrever a história, como faz na questão do regime militar e da década de 1960, colocando seus ícones como defensores da democracia, e não do comunismo – como de fato eram. Nada como refrescar a memória dos leitores, então, e resgatar a verdade.

Os mais jovens, que nem sequer viveram na época da hiperinflação, também deveriam conhecer o que os petistas e seus companheiros realmente pensavam sobre o plano que derrotou nossa inflação. Felizmente, Reinaldo Azevedo já teve o trabalho de reunir algumas importantes declarações dos ilustres representantes do partido. Vou replicá-las aqui, devido à importância pedagógica das frases compiladas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com