TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações sobre os dados do portal "O economista"

Abstract: Informações sobre os dados do portal "O economista". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Abstract  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

Segundo o portal ‘’O economista’’

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

A estrutura do mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.

Temos o mercado primário é onde se negocia o requerimento de novas ações ao público, é onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.

Também temos o mercado secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. O mercado secundário se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos financeiros.

Segundo Fortuna (2005) “Mercado de Balcão é um mercado sem local físico determinado para a realização das transações é realizadas por telefone, entre as instituições financeiras. Neste mercado é comum que sejam negociadas ações de empresas não registradas na BOVESPA, além de outras espécies de títulos. O mercado de balcão é dito organizado quando se estrutura como um sistema de negociações de títulos e valores mobiliários administrados por entidade autorizada pela CVM.”

Investir no mercado de capitais é bom porque a medida que cresce o nível da poupança individual cresce também a poupança das empresas e constituem a fonte principal do financiamento dos investimentos de um país ,alguns investimentos são o motor do crescimento econômico que gera aumento de renda, aumento da poupança e do investimento .

E no desenvolver das empresas que elas precisam de mais e mais recursos que podem ser obtidos por meio de empréstimos , reinvestimentos de lucros e participação dos acionistas empréstimos e reinvestimentos são recursos limitados, geralmente as empresas utilizam elas para manter sua atividade operacional.

O forte da empresa é quando ganha apoio de acionistas , é ai que a empresa ganha condição de obter novos recursos não exigíveis, em compensação à participação no seu capital.

Sendo assim as empresas têm condições de investir em novos equipamentos ou no desenvolvimento de pesquisas melhorando a produtividade , tornando mais eficiente e beneficiando toda a comunidade. O investidor em ações contribui assim para a produção de bens, dos quais ele também é consumidor, como acionista ele é sócio da empresa e se beneficia da distribuição de dividendos sempre que a empresa obtiver lucros.

Devemos como consumidor consultar o mercado para um bom investimento pesquisando em que classe se encaixa, para poder conseguir um retorno eficaz , avaliando também os aspectos básicos ,que é o retorno prazo e proteção para calcular o rendimento , liquidez e qual o grau de risco.

A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco ao investidor, cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, na missão de obter uma maior ou menor lucratividade. Tornando-se desta forma uma ótima forma de investir seu dinheiro com diversas formas de rentabilidade de pequeno, médio e grande risco.

Para que o mercado acionário se desenvolva, e consiga cumprir com sua função e traga benefícios para as partes envolvidas, o ambiente de negócios no país de atuação deve ter total liberdade e possuir regras claras e definidas.

Existem pontos que são principais no beneficio do mercado como financiar a produção possibilitando que os recursos poupados transformem em investimentos e também constituindo o crescimento das empresas, ajudando na redistribuição de renda que também possibilita a entrada de pequenos investidores e aperfeiçoando os princípios da governança corporativa.

O Mercado acionário é importante para o desenvolvimento econômico e fornece importantes ferramentas que estimula a poupança de recursos que é aplicado em investimentos produtivos.

Para operar no mercado e investir nas ações é necessário que o investidor se dirija a uma sociedade corretora membro de uma bolsa de valores, na qual funcionários especializados poderão fornecer os mais diversos esclarecimentos e orientação na seleção do investimento, de acordo com os objetivos definidos pelo aplicador.

Se pretender adquirir ações de emissão nova será no mercado primário, o investidor deverá procurar um banco, uma corretora ou uma distribuidora de valores mobiliários, que participem do lançamento das ações pretendidas.

Segundo Pinheiro (2005, p.135)

O mercado de capitais é como um conjunto de instituições que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Ou seja, o mercado de capitais representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a capitalização das empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por eles.

O mesmo autor aponta que o mercado de capitais é o local onde se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com