TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto dos Auditores Independentes do Brasil

Tese: Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  Tese  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE SORRISO – FAIS/UNIC

CURSO BACHAREL EM CIENCIAS CONTÁBEIS

DEBORA LIMA

DIOLANDA BELTRAMI

ELIVELTON PIMENTEL BAQUER

GISELE GUADANHINI

LEANDRO BATISTA DA SILVA

MARIANE COLDBELLA

PRICILA MARIA MOREIRA

IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil

SORRISO - MT

2013

DEBORA LIMA

DIOLANDA BELTRAMI

ELIVELTON PIMENTEL BAQUER

GISELE GUADANHINI

LEANDRO BATISTA DA SILVA

MARIANE COLDBELLA

PRICILA MARIA MOREIRA

IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil

Trabalho de pesquisa, apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Sorriso – FAIS/UNIC, como requisito parcial para obtenção do titulo de Bacharel em Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação do professor Esp. Ricardo Silvester.

SORRISO - MT

2013

SURGIMENTO

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil foi constituído em 13 de dezembro de 1971. O Ibracon surgiu da união de dois institutos que congregavam contadores que trabalhavam com auditoria independente: o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibai), que se uniram para a obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Assim foi criado o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB).

Eram tempos de mudanças, como os de hoje em dia. O mercado de capitais brasileiro, após rápida e expressiva expansão, havia entrado em colapso, causando sérios problemas à economia da época. O Ibracon esteve presente quando da reorganização do mercado de capitais após a quebra da Bolsa, em 1970.

Por trás daquelas novidades estava o então Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB), atualmente Ibracon. Desde 1971, o Ibracon luta em prol do fortalecimento da profissão no Brasil e das estruturas de mercado.

2 FUNCIONAMENTO

Ao longo dos anos, o Ibracon desenvolveu fortes relacionamentos internacionais, como forma de contribuir com o desenvolvimento da profissão no Brasil. Exemplo disso é o fato do Instituto estar presente na fundação da Federação Internacional dos Contadores (Ifac), nos idos de 1977, permanecendo até os dias de hoje como associado e interagindo intensamente em seus processos.

Hoje em dia, esses relacionamentos internacionais se ampliaram. A parceria com a IFRS Foundation permitiu que o Ibracon se tornasse a entidade autorizada a traduzir o Livro Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). Com isso, participou e participa no processo de convergência de normas internacionais em todos os seus estágios, inclusive na criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e no desenvolvimento de seus trabalhos.

Outro importante relacionamento internacional é com o American Institute of Certified Public Accountants (AICPA).

3 OBJETIVO

O Instituto foi criado para auxiliar no processo de reconstrução, quando a auditoria independente passou a ser obrigatória para as empresas de capital aberto e o primeiro conjunto de normas sobre demonstrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com